Dentista encontra solução criativa para ajudar paciente analfabeta
"O profissional de saúde que busca a excelência no atendimento não é aquele que investe apenas em certificados e diplomas na parede"
Ao perceber que a pressão arterial de uma paciente de quase 60 anos de idade não abaixava após a prescrição de remédios pelo médico, o dentista Ricardo Cayres encontrou uma solução criativa para ajudar a mulher: ele ilustrou a receita para Dona Cris, que é analfabeta. “Descobri que ela não era alfabetizada e não entendia como seguir a receita do médico. Então, resolvi fazer esse desenho para que ela entendesse”, contou o profissional ao site SóNotíciaBoa.
O dentista usou imagens da embalagem dos remédios, dos comprimidos, do sol e da lua para ilustrar didaticamente quantos comprimidos dona Cris deve tomar de cada remédio, durante o dia e também à noite. “Tirei foto das embalagens, peguei imagens do Google e segui a receita. Montei na mesma hora, imprimi e a fiz entender, repetir, garantir que de fato ela entendeu, e só então ela foi liberada”. O caso aconteceu na semana passada em Salvador, na Bahia, onde o cirurgião dentista de 29 anos de idade trabalha.
Tudo começou quando a paciente precisou marcar uma cirurgia para extrair um dente. Mas, como a pressão arterial de Dona Cris seguia alta, mesmo tomando a medicação, o dentista desconfiou que algo estava errado e recomendou que a paciente procurasse o médico. “Dias depois, ao retornar ao consultório odontológico, ela trouxe algumas embalagens de 2 tipos diferentes de remédios para a pressão, prescritas pelo médico do posto de saúde. Porém, quando fui aferir novamente a sua pressão, ainda estava elevada”, relembrou Cayres.
Foi uma informação da primeira consulta do dentista com a paciente que fez com que Cayres entendesse que a Cris era analfabeta: “Lembrei dessa informação que ela me deu na nossa primeira consulta, quando ela não assinou o prontuário por não saber escrever”, disse. Agora, ele espera o retorno da paciente: “O profissional de saúde que busca a excelência no atendimento, não é aquele que investe apenas em certificados e diplomas na parede – apesar de ser muito importante investir nisso – mas sim aquele que busca entender o seu paciente. Mas entender de verdade. Que enxerga o ser humano à sua frente, com seus medos, anseios e limitações. Que se dispõe a cuidar dele, da sua saúde, da sua vida! Que busca, sobretudo, ser humanizado!”, concluiu. Confira:
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