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Dentista encontra solução criativa para ajudar paciente analfabeta

"O profissional de saúde que busca a excelência no atendimento não é aquele que investe apenas em certificados e diplomas na parede"

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
21 Maio 2019, 17h52
 (Reprodução/Instagram/Veja SP)
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Ao perceber que a pressão arterial de uma paciente de quase 60 anos de idade não abaixava após a prescrição de remédios pelo médico, o dentista Ricardo Cayres encontrou uma solução criativa para ajudar a mulher: ele ilustrou a receita para Dona Cris, que é analfabeta. “Descobri que ela não era alfabetizada e não entendia como seguir a receita do médico. Então, resolvi fazer esse desenho para que ela entendesse”, contou o profissional ao site SóNotíciaBoa.

O dentista usou imagens da embalagem dos remédios, dos comprimidos, do sol e da lua para ilustrar didaticamente quantos comprimidos dona Cris deve tomar de cada remédio, durante o dia e também à noite. “Tirei foto das embalagens, peguei imagens do Google e segui a receita. Montei na mesma hora, imprimi e a fiz entender, repetir, garantir que de fato ela entendeu, e só então ela foi liberada”. O caso aconteceu na semana passada em Salvador, na Bahia, onde o cirurgião dentista de 29 anos de idade trabalha.

Tudo começou quando a paciente precisou marcar uma cirurgia para extrair um dente. Mas, como a pressão arterial de Dona Cris seguia alta, mesmo tomando a medicação, o dentista desconfiou que algo estava errado e recomendou que a paciente procurasse o médico. “Dias depois, ao retornar ao consultório odontológico, ela trouxe algumas embalagens de 2 tipos diferentes de remédios para a pressão, prescritas pelo médico do posto de saúde. Porém, quando fui aferir novamente a sua pressão, ainda estava elevada”, relembrou Cayres.

Foi uma informação da primeira consulta do dentista com a paciente que fez com que Cayres entendesse que a Cris era analfabeta: “Lembrei dessa informação que ela me deu na nossa primeira consulta, quando ela não assinou o prontuário por não saber escrever”, disse. Agora, ele espera o retorno da paciente: “O profissional de saúde que busca a excelência no atendimento, não é aquele que investe apenas em certificados e diplomas na parede – apesar de ser muito importante investir nisso – mas sim aquele que busca entender o seu paciente. Mas entender de verdade. Que enxerga o ser humano à sua frente, com seus medos, anseios e limitações. Que se dispõe a cuidar dele, da sua saúde, da sua vida! Que busca, sobretudo, ser humanizado!”, concluiu. Confira: 

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Esse fato aconteceu hoje, e não é uma postagem sobre diferencial, e sim, sobre HUMANIZAÇÃO… . Minha paciente era hipertensa e já havia ido ao consultório tentar fazer a extração, mas, a pressão arterial havia dado alta, segundo ela, mesmo tomando a medicação.😓 . Recomendei que ela procurasse o médico para que ele avaliasse e normalizasse a sua condição. . Dias depois, ao retornar ao consultório Odontológico, ela trouxe algumas embalagens de 2 tipos diferentes de remédio para pressão, prescrita pelo médico do posto de saúde. . Porém, quando fui aferir novamente a sua pressão, ainda estava elevada. Mas como era possível? 🤔🤔🤔 . Numa conversa, percebi que ela não estava tomando os remédios da forma correta prescrita pelo médico e por um motivo muito simples: ela não era alfabetizada (lembrei dessa informação que ela me deu na nossa primeira consulta, quando ela não assinou o prontuário por não saber escrever). . Por isso, ela não sabia qual dos remédios tomar e nem os horários corretos, apesar de estar tudo escrito na receita. 😔 . Pronto! Um pouco de boa vontade, criatividade e humanização foram suficientes para que eu criasse esse "esqueminha" dos remédios. Tirei foto das embalagens, peguei imagens do Google e segui a receita! . Montei na mesma hora, imprimi, e a fiz entender, repetir, garantir que de fato ela entendeu, e só então ela foi liberada. Em breve, ela retornará para continuarmos os nossos procedimentos. 😊😊 . O profissional de saúde que busca a excelência no atendimento, não é aquele que investe apenas em certificados e diplomas na parede (apesar de ser MUITO importante investir nisso), mas sim aquele que busca entender o seu paciente. Mas entender DE VERDADE. Que enxerga o ser humano à sua frente, com seus medos, anseios e limitações. Que se dispõe a cuidar dele, da sua saúde, da sua vida! Que busca, sobretudo, ser humanizado! . Eu amo a Odontologia, eu amo a área da saúde, eu amo atender meus pacientes, eu amo cuidar deles. 😍 . Humanizar é preciso! (Depoimento do Dr. Ricardo Cayres – Cirurgião Dentista). . #Odonto #Odontologia #Dentistry  #Humanizacao #MadreDeDeus #DiasDavila #LauroDeFreitas #Salvador #SimoesFilho #FeiraDeSantana

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Dê sua opinião: E você, o que achou da atitude do dentista? Deixe seu comentário e aproveite para curtir nossa página no Facebook!

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