Claudia Leitte é acusada de plagiar música de cantora independente
Bea Duarte afirma que há similaridades entre sua canção ‘Lilith’ e ‘Liquitiqui’, lançamento da carioca
A cantora independente Bea Duarte se pronunciou após internautas notarem similaridades entre sua música Lilith, lançada em outubro de 2021, e Liquitiqui, novo lançamento de Claudia Leitte. No vídeo postado nas redes sociais, Bea mostra trechos do refrão e instrumental das duas músicas e aponta supostas semelhanças.
+ Globo recria cena emblemática de pacto com diabo em ‘Renascer’
“Me disseram que essa música da Claudia Leitte é um remix de um outro artista que claramente conhece o Brasil, porque está fazendo um remix com a Claudia Leitte. Já teve gente me acusando de plagiar esse outro artista, mas a minha música lançou dia 31 de outubro de 2021 e a versão original da Liquitiqui é de 3 de junho de 2022. Talvez a Claudia Leitte nem esteja ciente”, afirmou Bea Duarte.
Em comunicado, a assessoria de Claudia Leitte afirmou que as duas músicas possuem “construção melódica e composição absolutamente diferentes” e que “não justificam a acusação infundada de plágio”.
Em resposta, Bea Duarte escreveu no Instagram que estava disposta a conversar. “Nem o meu nome, nem o da minha música foram citados, e ‘construção melódica’ não significa nada, não é uma análise técnica de timbre, ritmo, riff, hooks e fonéticas, que se assemelham sim”.
A melhor coisa que aconteceu comigo hoje foi conhecer a Bea Duarte.
Em termos gerais, eu ia odiar fortemente o tipo de música da Bea. Mas a simpatia desta mulher me pegou e a música é boa sim. Inclusive a letra (da original, claro).
— Clayson Felizola (@claysonfelizola) December 8, 2023