Imagem Blog

Pop! Pop! Pop!

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Cultura pop, TV e o que repercute nas redes sociais
Continua após publicidade

Ciro Gomes questiona Alckmin sobre Museu do Ipiranga em debate

Os candidatos à presidência da República participaram de um debate promovido pela TV Gazeta na noite deste domingo (9)

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 5 fev 2020, 13h47 - Publicado em 10 set 2018, 11h04
 (Reprodução/YouTube/Veja SP)
Continua após publicidade

Os candidatos à presidência da República participaram de um debate promovido pela TV Gazeta na noite deste domingo (9) — a discussão abriu espaço também para as perguntas dos internautas, enviadas pelo Twitter. “Diante do ocorrido no Museu Nacional, no Rio de Janeiro, pergunto: qual a posição dos candidatos frente a ausência das verbas necessárias para a preservação e melhoria da tecnologia em outros museus e órgãos vinculados à cultura. Como pretendem resolver isso?“, questionou um espectador.

Ciro Gomes (PDT) foi sorteado para responder à pergunta do internauta e escolheu Geraldo Alckmin (PSDB) para comentar a resposta: “O Brasil está com um problema muito grave, muito sério. O incêndio do Museu Nacional é só a manifestação trágica, aguda, urgente, que me deprimiu profundamente, desse fenômeno. O Brasil, a aliança entre o PSDB e o PMDB, impôs a nossa nação vinte anos de congelamento em investimentos em educação, saúde, segurança, moradia, infraestrutura, ciência, tecnologia, cultura e tudo mais que interessa ao povo“, disse Ciro Gomes. “Todos os nossos programas não serão verdadeiro e serão um insulto a esperança que nós estamos semeando se nós não assumirmos com clareza o compromisso de exigir a revogação dessa chamada emenda 95“, explicou.

O candidato, então, falou sobre o Museu do Ipiranga, fechado há 5 anos: “O Museu do Ipiranga, que é segundo museu mais importante do Brasil, é mantido pela USP, do governo do Estado de São Paulo. Está fechado, é a próxima vítima potencial de uma tragédia dessa natureza“, disse Ciro Gomes, questionando Geraldo Alckmin.

O desajuste total das contas públicas, que levou a 13 milhões de desempregados, foi obra do PT e dos seus aliados. Eles que criaram esse déficit primário absurdo e que nós vamos corrigir. Eu sendo presidente da República o Brasil vai voltar a crescer. Em relação aos museus, nós temos uma boa experiência em São Paulo de parcerias com organizações sociais que a gente pode levar para a área federal“, disse o candidato do PSDB à presidência. A resposta, no entanto, não agradou Ciro Gomes: “Se nós não assumirmos com clareza, sem dubiedades ou palavras dozes, o compromisso de revogar a emenda 95, todos os nossos compromissos aqui não passarão de desinformação ou mentira. Isso é duro, é áspero, mas é grave o que eu estou dizendo. O Museu do Ipiranga é o segundo museu mais importante, é mantido pela USP, que é uma universidade do estado de São Paulo e está fechado por falta de verbas para a sua recuperação“, disse o candidato do PDT. Assista: 

Continua após a publicidade

https://www.youtube.com/watch?v=_vfBhcdGxQY

Na internet, o questionamento de Ciro Gomes chamou atenção dos telespectadores. Desde o incêndio no Museu Nacional, muitos estão preocupados com a situação do Museu do Ipiranga, que tem inauguração prevista para 2022. Confira a repercussão: 

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade

Dê sua opinião: E você, o que achou do comentário de Ciro Gomes? Deixe seu comentário e aproveite para curtir nossa página no Facebook!

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.