Imagem Blog

Pop! Pop! Pop!

Por Blog
Cultura pop, TV e o que repercute nas redes sociais
Continua após publicidade

Band demite comentarista esportivo acusado de racismo

Farid Germano Filho, do programa Os Donos da Bola RS, simulou sons de um macaco ao se referir a jogador negro

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 15 dez 2023, 21h20 - Publicado em 15 dez 2023, 21h05

A Band anunciou nesta sexta-feira (15) a demissão do comentarista Farid Germano Filho, do programa Os Donos da Bola do Rio Grande do Sul. A decisão foi tomada após ele imitar sons de macaco ao se referir ao goleiro Muteba Kidiaba, do Mazembe, time da República Democrática do Congo.

O caso aconteceu durante a edição desta quinta-feira (14), quando os apresentadores falavam sobre a eliminação do time Internacional no Mundial de Clubes de 2010 pelo Mazembe. Farid, torcedor do Grêmio, imitou a comemoração do jogador Kidiaba indo ao chão e erguendo os braços. O comentarista também simulou sons de macacos. 

+ Xuxa recusa pedido de fã e vídeo repercute nas redes sociais

O gesto logo foi apontado pelos telespectadores e internautas como um ato de racismo do comentarista. Na edição desta sexta, o apresentador Filipe Gamba reconheceu a atitude como racismo e pediu desculpas ao público: “Eu quero passar para vocês a minha verdade, a minha interpretação daquilo que aconteceu ontem aqui. Eu e meus colegas sempre pautamos nossas carreiras combatendo todo tipo de discriminação. E o que aconteceu ontem aqui foi uma discriminação: o Farid, imitando o Kidiaba, emitindo sons de macaco. Uma mensagem racista, transmitida por esse programa”. 

Continua após a publicidade

Farid Germano Filho também se pronunciou no Instagram: “Eu cometi um erro. Um erro grave no Os Donos da Bola de ontem na TV Bandeirantes. Eu errei. Eu fiz a imitação do jogador Kidiaba e alguns sons que poderiam [caracterizar], ou que caracterizaram, racismo. Questão um: eu não sou racista. Questão dois: estou aqui para pedir desculpas”. 

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.