Imagem Blog

Poder SP - Por Sérgio Quintella

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Sérgio Quintella é repórter de cidades e trabalha na Vejinha desde 2015
Continua após publicidade

A nova denúncia contra homem que agrediu Zanin em aeroporto

Luiz Carlos Bassetto Jr se tornou réu por injúria e difamação

Por Sérgio Quintella Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
20 nov 2023, 10h20

O juiz Nelson Ferreira Junior, da 6° Vara Criminal de Brasília, aceitou na sexta-feira, 17, uma queixa-crime movida pelo então advogado Cristiano Zanin Martins, atual ministro do Supremo Tribunal Federal, contra o empresário Luiz Carlos Bassetto Junior, morador de São Paulo.

Em janeiro deste ano, cinco meses antes de Zanin ser nomeado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para ocupar uma cadeira no STF, Bassetto o encontrou no banheiro do Aeroporto do Distrito Federal e o xingou de “bandido” e “safado”, além de dizer que ele deveria apanhar. No momento, o agredido, que não reagiu, escovava os dentes.

Na queixa-crime, movida em fevereiro, Cristiano Zanin pede, além da condenação do agressor por calúnia e difamação (cujas penas máximas chegam a um ano e meio de detenção, mais multa), uma indenização de 150 000 reais.

Continua após a publicidade

Esse não é o primeiro processo criminal ao qual Bassetto responde após agredir o atual ministro do Supremo. Em julho, a Justiça do DF acolheu o pedido do Ministério Público e tornou o acusado réu por ameaça e incitação ao crime. Nesse caso, as penas máximas são de um ano de prisão, mais multa. O caso ainda não foi julgado.

Nas duas ações, Luiz Carlos Bassetto Junior não foi localizado pelos oficiais de Justiça (foram diversas tentativas) para que pudesse responder às acusações. Até mesmo após a citação de empresas de serviços, como iFood, Uber, Amazon, Rappi, entre outros, que forneceram endereços de cadastro do acusado, ele ainda não foi encontrado. Se a situação permanecer, ele poderá ser julgado à revelia.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.