Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Imagem Blog

Alessandra Rodrigues - Nutrição e Bem-Estar

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Vai para o boteco? Saiba escolher bem os petiscos

Vida social é inevitável e não é porque você está de olho na balança que deve abrir mão dela. Mas deve, sim, prestar atenção às escolhas que faz na hora de ir para aquele barzinho ou para aquela happy hour! A seguir, veja a comparação entre cinco pedidas típicas de bares. 1. BATATA FRITA Equivale […]

Por VEJA SP
10 abr 2014, 15h53 • Atualizado em 26 fev 2017, 22h15
Batatosa, batata frita coberta de queijo cheddar e bacon, do bar Devassa. (/)
Continua após publicidade
  • Vida social é inevitável e não é porque você está de olho na balança que deve abrir mão dela. Mas deve, sim, prestar atenção às escolhas que faz na hora de ir para aquele barzinho ou para aquela happy hour! A seguir, veja a comparação entre cinco pedidas típicas de bares.

    boteco

    Batata frita e cerveja: um clássico dos botecos (Foto: Joedson Alves)

    1. BATATA FRITA

    Equivale a: 1 pires de chá cheio (100g)
    Calorias: 329
    Gorduras: 15g
    Carboidratos: 39g
    Proteínas: 3g

    Contras: alto valor calórico e de gordura.

    Continua após a publicidade

    Bom para: quem curte algo saboroso e crocante. Sim, não há outro benefício.

    Evite quem tem: colesterol alto, refluxo, úlcera, gastrite (alimentos gordurosos tendem a estimular a produção gástrica e irritar o estômago), excesso de peso.

    Troque por: palitos de cenoura , são ricos em fibras, beta caroteno (potente antioxidante) e não possui gordura, além de favorecer a redução do colesterol e glicemia, por seu alto teor de fibras, e proteger o coração, devido a sua ação antioxidante.

    Vai bem com… chope: o álcool não dilui a gordura da fritura, mas ajuda a irritar mais a muscosa do estomago e intestino. Além disso, líquido em excesso atrasa a digestão, o que leva você a “conversar” com a batatinha mesmo depois de acordar no dia seguinte. Sem contar que o chope e cerveja são as bebidas que mais aumentam a barriga, já que além do álcool tem a cevada — leia-se  “pão branco na veia!” Mas atenção: o valor calórico de uma lata é baixo, a questão é que em geral ninguém fica em apenas uma latinha ou em um chopinho…

    + ‘Lac free’: os riscos e benefícios de uma dieta sem lactose

    Continua após a publicidade

    2. FILÉ APERITIVO 

    Equivale a: 1 filé de 150g
    Calorias: 211
    Gorduras: 10g
    Carboidratos: 0
    Proteínas: 28,32g

    Contras: Dependendo do tipo da carne usada, esta pode ser riquíssima em gordura. O ideal é preferir o filé-mignon (tipo mais magro de carne). Cuidado também com os molhos que acompanham, pois costumam ser ricos em maionese, ou seja, em gordura.

    Bom para: por possuir quantidade significativa de ferro e de boa biodisponibilidade, ajuda no tratamento de anemia, além de ser a principal fonte de vitamina B12, que ajuda na melhora da memória, queda de cabelo e para quem malha (têm proteínas que ajudam a turbinar músculos, além de apresentar baixo teor de gordura. É a escolha ideal para quem esta de olho na balança. Cuidado apenas com os molhos ricos em maionese.

    Evite quem tem: problemas de mastigação, por ser cortada em iscas nem sempre é tão macia. Quem tem colesterol alto deve também evitar os molhinhos que acompanham, pois são super gordurosos, e a carne, se forem iscas de uma carne gorda!

    Vai bem com… vinho tinto: o vinho tinto tem antioxidantes importantes que auxiliam na proteção contra problemas cardiovasculares e ajudam a melhorar o colesterol bom, além disso, o vinho, quando comparado à cervejinha ou ao chopinho, é melhor opção por conter menor quantidade de carboidratos, por estufar menos e por possui importantes propriedades antioxidantes.

    Continua após a publicidade

    + Vegetarianos: como ter uma alimentação balanceada

    3. SALAMINHO

    Equivale a: 20 fatias finas =100g
    Calorias: 250
    Proteínas: 13,9g
    Gorduras: 20g
    Carboidratos: 2,26

    Prós: Assim como a batata frita, não há benefícios nutricionais que possam ser destacados, apenas o excesso de gordura ruim — e lembre-se que nesse caso, por se tratar de um alimento de origem animal, é riquíssimo em colesterol!!!

    Contras: Alto teor calórico e de colesterol, devendo ser evitado por quem está de olho na balança e tem problemas cardiovasculares. Muita quantidade de sódio, portanto deve ser evitado por hipertensos. E atenção: não adianta pingar limão para cortar a gordura. Isso é mito!

    Prefira com: Caipirinha de vodca com adoçante. É melhor que a cerveja, não estufa tanto e você ingere uma quantidade menor, mas peça com adoçante.

    + Saiba cortar corretamente o glúten da alimentação

    Continua após a publicidade

    4. ISCAS DE PEIXE

    Equivale a: 10 iscas médias
    Calorias: 371,0
    Gorduras: 26,1g
    Carboidratos: 0
    Proteínas: 28,9g

    Prós: O peixe é saudável, fonte de proteína magra, pobre em gorduras ruins e rico em gorduras boas que ajudam na proteção cardiovascular. Além disso, é um alimento extremamente leve, ou seja, de fácil digestão e, por isso, indicado para a noite.

    Contras: A forma de preparo (à dorê ou frita) condena o petisco, aumentando consideravelmente seu valor calórico. Prefira grelhado, assado ou defumado!

    Prefira com: Vinho branco, o álcool potencializa a ação das gorduras boas, além disso é mais leve que a cerveja e cai muito bem no calor!

    + Enjoo na gravidez: dicas para diminuir o incômodo

    Continua após a publicidade

    5. CALABRESA ACEBOLADA

    Equivale a: 2 unidades fatiadas = 100g
    Calorias: 383,1
    Gorduras: 33,14g
    Carboidratos: 1
    Proteínas: 19,17g

    Prós: A cebola é fonte de antioxidantes importantes especialmente para saúde cardiovascular, mas o efeito deleterico da excessiva quantidade de gordura presente na calabresa, anula todo esse efeito positivo do vegetal.

    Contras: Muito sódio, por isso deve também ser evitada por hipertensos. Muita gordura, devendo ser evita por portadores de problemas cardiovasculares e por pacientes dislipidêmicos. Além disso, por ser muito gordurosa, a calabresa tem a digestão lenta, a cebola é outro alimento que causa indigestão em muitas pessoas quando não bem cozida. Logo, as duas associadas são contra-indicadíssimas para pessoas com problemas digestivos! As versões apimentadas devem ser evitadas por quem tem ulcera ou gastrite ou colite, pois a pimenta é irritante gástrico e aumenta a produção ácida, tendendo a desencadear crises.

    Opte por: Canapé de carpaccio, que é mais leve mais magro

     * * *

    Fique ligado: amanhã comento outras cinco porções servidas em bares.

    Publicidade
    TAGS:

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do SP

    A partir de 29,90/mês