Alimentos que ajudam a prevenir cãibras em atletas e não ateltas
A cãibra muscular pode acontecer tanto com atletas, como com quem não pratica atividades esportivas. Trata-se de um espasmo (contração involuntária) de um ou mais músculos que, por manterem-se nesse estado de contração forte sem o relaxamento subsequente, levam a um quadro de dor intensa. Que a banana é uma boa opção para evitar estes espasmos […]
A cãibra muscular pode acontecer tanto com atletas, como com quem não pratica atividades esportivas. Trata-se de um espasmo (contração involuntária) de um ou mais músculos que, por manterem-se nesse estado de contração forte sem o relaxamento subsequente, levam a um quadro de dor intensa.
Que a banana é uma boa opção para evitar estes espasmos por ser fonte de potássio não é novidade, mas existem outros nutrientes envolvidos na contração muscular que podem ajudar a prevenir aparecimento de câimbras. O magnésio e o cálcio, por exemplo, também são importantes.
Principais fontes de magnésio:
– Cereais Integrais
– Espinafre
– Vegetais verdes folhosos
– Trigo
– Feijão
– Nozes, castanhas e amêndoas
Principais fontes de cálcio:
– Iogurte magro
– Leite magro
– Queijos magros
– Tofu
– Brócolis
– Linhaça
– Soja
– Gergelim
– Espinafre
Além deste alimentos, existem no mercado vários suplementos para praticantes de atividade física que ajudam a prevenir cãibras. Para atletas de alto impacto, o uso de uma cápsula de sal antes e durante exercícios de longa duração (acima de uma hora) pode ajudar bastante, bem como o uso de repositores hidroelétricos.