Notas Etílicas - Por Saulo Yassuda Por Saulo Yassuda O jornalista Saulo Yassuda cobre cultura e gastronomia. Faz críticas de bares na Vejinha há dez anos. Dá pitacos sobre vinhos, destilados e outros assuntos
Continua após publicidade

Bar do Toninho, em Pinheiros, vai encerrar as atividades

O boteco, que chamava Confessionário na época que foi inaugurado, há pouco mais de um ano, tem entre os sócios o bartender Jean Ponce, do Guarita Bar

Por Saulo Yassuda Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 26 Maio 2023, 19h15 - Publicado em 25 Maio 2023, 15h50
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Você tem só até o domingo (28) para se despedir do Bar do Toninho, que fica nas proximidades do Largo da Batata, em Pinheiros. O boteco encerrará as atividades definitivamente após pouco mais de um ano de funcionamento — a inauguração rolou em fevereiro de 2022, quando o lugar ainda se chamava Confessionário. A saideira vai rolar entre 13h e 23h30.

    Publicidade

    Em julho do ano passado, revelei em uma reportagem que o bar mudou de nome após polêmicas com a igreja vizinha, a Paróquia Nossa Senhora do Monte Serrate. A alusão religiosa, tanto no nome quanto na decoração, soava ofensiva para alguns fiéis.

    Publicidade

    “Infelizmente, tomamos está decisão (de fechar) nos últimos dias. Com a alta demanda crescendo na região, os aluguéis começaram a subir demais, e para nós este aumento repentino inviabiliza os próximos passos”, me contou o sócio Jean Ponce, que tem outros negócios na cidade, como o Guarita Bar. “Estamos dando um passo para trás para encontrarmos o lugar ideal (para reabrir o bar). Seguimos a procura, mas sem pressa”, promete.

    Além do aluguel, os preços de insumos, da água e da luz contaram na decisão de fechar o estabelecimento, que tem menos de 30 metros quadrados. “E, o principal, dependemos 1000% do clima para montar as mesas na parte externa, nos últimos meses, muito frio e chuva complicaram ainda mais”, diz o comunicado que recebi em primeira mão. Sim, a maior parte das mesas fica nas calçadas.

    Continua após a publicidade
    Público do bar dos dois lados da via
    A rua onde fica o bar: maioria das mesas na calçada (Clayton Vieira/Veja SP)

    Agora é torcer para o bar voltar. Mas, até lá, vale ir se despedir do balcão de acepipes frios, como o alho marinado e a língua cozida, e o bolovo de porco que sai da fritadeira, além dos drinques de Jean Ponce.

    Compartilhe essa matéria via:
    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de São Paulo

    a partir de R$ 39,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.