Montagem de ‘Rei Lear’ tem elenco composto por drag queens
Adaptação teatral revisita clássico shakespeariano com recursos da performance drag
Com elenco inteiramente formado por drag queens, a montagem da tragédia Rei Lear, de William Shakespeare (1564- 1616), faz temporada gratuita no Teatro Arthur de Azevedo. A adaptação teatral, realizada pela Cia. Extemporânea, mistura elementos da linguagem drag contemporânea, como o lip sync (técnica de dublagem), com a dramaturgia shakespeariana clássica.
No enredo, Lear, uma ‘mama drag’, decide se retirar do trono e divide o reino entre as três filhas: Goneril, Regan e Cordelia. Antes de passar a coroa, pergunta para as filhas quem a ama mais, para, então, atribuir a maior porção de terras. Após recusar responder, Cordelia, a caçula, é banida do reino. Com isso, as outras duas irmãs iniciam uma luta pelo poder que afunda Lear em uma espiral de loucura e arrependimento.
Dirigido por Ines Bushatsky, o elenco é formado pelas artistas Alexia Twister, Antonia Pethit, DaCota Monteiro, Ginger Moon, Lilith Prexeva, Maldita Hammer, Mercedez Vulcão, Thelores e Xaniqua Laquisha.
(120 min). 14 anos. Teatro Arthur de Azevedo. Avenida Paes de Barros, 955, Alto da Mooca. → ☎2604-5558. Grátis. Até 3/11. Sex. a sáb., 20h30. Dom., 19h. @teatroarthurazevedosp.
Publicado em VEJA São Paulo de 1º de novembro de 2024, edição nº 2917