Projeto ‘7 Leituras’ completa 18 anos e apresenta textos de Shakespeare
Ciclo de leituras dramáticas acontece no Sesc Bom Retiro com entrada gratuita
Idealizado por Eugênia Thereza de Andrade em 2007, o projeto 7 Leituras completa 18 anos e encenará sete obras de William Shakespeare, cujo nascimento completa 460 anos em 2024. A estreia acontece nesta terça-feira (26) no Sesc Bom Retiro, com uma leitura dramática de Romeu e Julieta, sob direção de Nelson Baskerville. Gabriela Westphal e Thomas Huszar darão vida aos protagonistas.
A programação também inclui Hamlet, no dia 30 de abril, com direção de Mika Lins, As Alegres Comadres de Windsor, dirigido por Marco Antonio Pâmio em 28 de maio, e A Tempestade, com direção de Eugênia, no dia 25 de julho. As outras três leituras do ano ainda não foram anunciadas. Todas as sessões são gratuitas e ocorrerão no Sesc Bom Retiro.
A cada ano, a diretora seleciona um tema e convida sete diretores diferentes para encenar sete textos que dialogam com a proposta central. Nos últimos 18 anos, o projeto realizou 117 peças e teve a participação de diretores como Antônio Abujamra, Sérgio de Carvalho e Aimar Labaki. Caco Ciocler, Glória Menezes e Maria Fernanda Cândido foram alguns dos 434 atores que já participaram do 7 leituras.
“Não gosto de leitura sentada. Acho muito monótono”, conta Eugênia. As leituras organizadas por ela apostam em figurinos, música, luzes e elementos cenográficos para atrair o público, uma estratégia que tem sido bem-sucedida. “Não esperava que fosse dar tão certo”, afirma, sobre o projeto.