África, Ásia e América Latina dominam Mostra Internacional de Teatro de SP
Nona edição do evento apresentará espetáculos do Brasil e de mais cinco países entre 1º e 10 de março
A nona edição da MITsp – Mostra Internacional de Teatro de São Paulo traz à capital nove peças estrangeiras e uma brasileira entre os dias 1º e 10 de março. A curadoria deste ano prioriza artistas da África, da Ásia, do Oriente Médio e da América Latina. A programação começa no Teatro Paulo Autran, no Sesc Pinheiros, com Broken Chord (2023), espetáculo de dança dos sul-africanos Gregory Maqoma e Thuthuka Sibisi, com apresentações na sexta (1º) e no sábado (2), às 21h. A montagem aborda temas como migração e colonização a partir dos arquivos da viagem de um grupo de jovens cantores africanos à Grã-Bretanha, ao Canadá e aos Estados Unidos no final do século XIX.
PERROS — Diálogos Caninos une criadores da Argentina e do Brasil e acontece na terça (5) e na quarta (6), às 18h. Na intervenção, tutores e seus cachorros são convidados a interagir com o ambiente em um passeio pelo Centro da cidade, passando pelo Parque Augusta, pela Praça Roosevelt e pelo Minhocão. A peça exclusivamente brasileira na mostra de espetáculos é Agora Tudo Era Tão Velho — Fantasmagoria IV, que faz sua estreia na quinta (7), às 20h, no Teatro Anchieta, no Sesc Consolação. Partindo de um excerto de uma de suas peças, a companhia Ultralíricos reflete sobre o fazer teatral ao longo dos séculos. A montagem tem sessões nos dias 8 e 9, também às 20h, e no dia 10, às 18h.
Apesar de ser voltado para programadores de teatro do Brasil e do exterior, o repertório da MITbr — Plataforma Brasil, com dez espetáculos de vários estados do país, pode ser visto pelo público geral mediante lotação. A MITsp também terá debates e palestras sobre artes cênicas. É necessário reservar ingressos com antecedência para assistir a alguns espetáculos.
(Broken Chord) (60min). 12 anos. Teatro Paulo Autran. Sesc Pinheiros, Rua Pais Leme, 195, Pinheiros, ☎ 3095-9400. ♿ R$ 50,00. mitsp.org.
Publicado em VEJA São Paulo de 23 de fevereiro de 2024, edição nº 2881