Montagem do Eco Teatral relaciona ‘Macbeth’ ao Brasil contemporâneo
Em cartaz no Teatro de Cointêiner, espetáculo coloca mulheres e atores negros em papéis tradicionalmente interpretados por homens brancos
No Teatro de Contêiner, a companhia Eco Teatral apresenta sua versão da tragédia shakespeariana Macbeth. A peça dirigida por Thiago Franco Balieiro, que vive o personagem título, mantém a trama original, mas a relaciona com a política do Brasil contemporâneo. Os generais da escócia Macbeth e Banquo retornam de uma batalha quando três bruxas os param com previsões. Segundo elas, enquanto Macbeth se tornará rei do país, Banquo será pai dos próximos monarcas, mas nunca alcançará o trono em si. Tomados pela ambição, Macbeth e sua esposa, Lady Macbeth (Camila Ferrazzano), criam um plano para assassinar o atual governante e ocupar seu lugar. Nesta montagem, papéis tradicionalmente interpretados por homens brancos são vividos por atores negros e também por atrizes mulheres, como Banquo, vivido pelo ator negro Chrystian Roque, e seu filho, transformado em menina e interpretado por Emmanuelle Barcelos. (100min). 16 anos.
+Entre dois pianos, Rosana Stavis expõe devaneios da mente em ‘A Aforista’
Teatro de Contêiner. Rua dos Gusmões, 43, Santa Ifigênia, ☎ 99188-9035. ♿ Sáb. e seg., 20h. Dom., 18h. R$ 40,00. Até 8/5. ciamungunza.com.br. @ecoteatral.
Publicado em VEJA São Paulo de 26 de abril de 2023, edição nº 2838