Imagem Blog

Na Plateia

Indicações do que assistir no teatro (musicais, comédia, dança, etc.) por Laura Pereira Lima (laura.lima@abril.com.br)
Continua após publicidade

Festival Dança em Trânsito reúne companhias nacionais e internacionais

Desta quinta (28) a segunda (1°), evento ocupa o Teatro Sérgio Cardoso com espetáculos, residências para a classe artística e oficinas

Por Júlia Rodrigues
Atualizado em 28 jul 2022, 15h39 - Publicado em 28 jul 2022, 15h29

A vigésima edição do festival Dança em Trânsito chega a São Paulo nesta quinta (28). Até a segunda (1°), o Teatro Sérgio Cardoso receberá oito espetáculos de companhias de dança contemporânea de diferentes estados do Brasil e de países como a França e a Suíça, além de dois workshops.

Nesta quinta (28), às 18h, a francesa Cie Arrangement Provisoire abre a temporada com Blanc, da coreógrafa e bailarina paulista radicada na Europa Vania Vaneau. O espetáculo foi criado a partir de influências de rituais xamânicos afro-brasileiros, das obras do artista Hélio Oiticica e do modernismo brasileiro. Acontece no foyer do teatro.

Em seguida, às 19h, o Grupo Tápias, companhia por trás da organização do festival, apresenta na Sala Pachoal Carlos Magno Café não é só uma Xícara, sobre sentimentos e sensações relacionados à bebida. Haverá outras sessões, no mesmo local e horário, na sexta (29) e no sábado (30). Ainda na sexta, a goianiense Ateliê do Gesto performa sua nova coreografia, Dança Inacabada, no foyer, às 18h.

+Herson Capri e Leandro Luna vivem pai e filho em drama sobre intolerância

As apresentações de sábado (30) se iniciam mais cedo, às 17h. O ganhador do prêmio de Melhor Espetáculo de Dança Presencial pela APCA (Associação Paulista de Críticos Teatrais) de 2021, 9 ou 80, da paulistana Clarín Cia de Dança, aborda a cultura funk, a desigualdade e o racismo a partir da visão de movimentos periféricos.

Continua após a publicidade

O último dia de julho começa com o espetáculo gratuito Jour Blanc, ao meio-dia. A partir dele, a suíça Cie Sam-Hester questiona a relação dos humanos com a tecnologia. No palco, crianças e adolescentes executam a coreografia a partir de comandos passados em tempo real por um fone de ouvido, sem que haja necessidade de memorização. O espetáculo será resultado de um workshop gratuito ministrado para um grupo de crianças pela companhia, nos dias 27, 28 e 29, na sala de ensaio do Teatro Sérgio Cardoso.

Crianças usam capas amarelas e metálicas no palco. São iluminadas por vários feixes de luz branca em cima e usam fones de ouvido tecnológicos
“Jour Blanc”, da Cie Sam-Hester: resultado de workshop com crianças e adolescentes (Gregory Batardon/Divulgação)

No domingo (31), às 19h, o coreógrafo e bailarino francês Maxime Cozics, da Cie Felinae, apresenta o solo Emprise. Ele também ministra uma oficina gratuita para dançarinos a partir de 10 anos no dia 29.

+Com show de Alaíde Costa, espetáculo homenageia cantoras negras do Brasil

Continua após a publicidade

Finalizando o fim de semana, o coreógrafo e bailarino brasileiro radicado na Alemanha Gleidson Vigne, da NIMO Cia de Dança, apresenta o solo Adapta-bilidade. No último dia do festival, a companhia espanhola GN | MC, dos coreógrafos e bailarinos Guy Nader e Maria Campos, apresentam Set of Sets, que usa a repetição e o ritmo no movimento dos corpos como metáfora para a natureza repetitiva da própria existência.

Teatro Sérgio Cardoso. Rua Rui Barbosa, 153, Bela Vista, ☎ 3288-0136. ♿ Qui., sex. e seg., 18h. Sáb., 17h. Dom., 12h e 19h. R$ 40,00 (com exceção do espetáculo Jour Blanc, que é gratuito). dancaemtransito.com.br.

+Assine a Vejinha a partir de 9,90.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.