Avatar do usuário logado
OLÁ,
Imagem Blog

Na Plateia

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Indicações do que assistir no teatro (musicais, comédia, dança, etc.)

Festival Dança em Trânsito reúne companhias nacionais e internacionais

Desta quinta (28) a segunda (1°), evento ocupa o Teatro Sérgio Cardoso com espetáculos, residências para a classe artística e oficinas

Por Júlia Rodrigues
Atualizado em 28 jul 2022, 15h39 - Publicado em 28 jul 2022, 15h29
Dançarina parece duplicada no palco. Luzes brancas a circulam em um ambiente escuro
"Blanc", da Cie Arrangement Provisoire: no Teatro Sérgio Cardoso (Jair Gonzales Ruiz/Divulgação)
Continua após publicidade

A vigésima edição do festival Dança em Trânsito chega a São Paulo nesta quinta (28). Até a segunda (1°), o Teatro Sérgio Cardoso receberá oito espetáculos de companhias de dança contemporânea de diferentes estados do Brasil e de países como a França e a Suíça, além de dois workshops.

Nesta quinta (28), às 18h, a francesa Cie Arrangement Provisoire abre a temporada com Blanc, da coreógrafa e bailarina paulista radicada na Europa Vania Vaneau. O espetáculo foi criado a partir de influências de rituais xamânicos afro-brasileiros, das obras do artista Hélio Oiticica e do modernismo brasileiro. Acontece no foyer do teatro.

Em seguida, às 19h, o Grupo Tápias, companhia por trás da organização do festival, apresenta na Sala Pachoal Carlos Magno Café não é só uma Xícara, sobre sentimentos e sensações relacionados à bebida. Haverá outras sessões, no mesmo local e horário, na sexta (29) e no sábado (30). Ainda na sexta, a goianiense Ateliê do Gesto performa sua nova coreografia, Dança Inacabada, no foyer, às 18h.

+Herson Capri e Leandro Luna vivem pai e filho em drama sobre intolerância

As apresentações de sábado (30) se iniciam mais cedo, às 17h. O ganhador do prêmio de Melhor Espetáculo de Dança Presencial pela APCA (Associação Paulista de Críticos Teatrais) de 2021, 9 ou 80, da paulistana Clarín Cia de Dança, aborda a cultura funk, a desigualdade e o racismo a partir da visão de movimentos periféricos.

Continua após a publicidade

O último dia de julho começa com o espetáculo gratuito Jour Blanc, ao meio-dia. A partir dele, a suíça Cie Sam-Hester questiona a relação dos humanos com a tecnologia. No palco, crianças e adolescentes executam a coreografia a partir de comandos passados em tempo real por um fone de ouvido, sem que haja necessidade de memorização. O espetáculo será resultado de um workshop gratuito ministrado para um grupo de crianças pela companhia, nos dias 27, 28 e 29, na sala de ensaio do Teatro Sérgio Cardoso.

Crianças usam capas amarelas e metálicas no palco. São iluminadas por vários feixes de luz branca em cima e usam fones de ouvido tecnológicos
“Jour Blanc”, da Cie Sam-Hester: resultado de workshop com crianças e adolescentes (Gregory Batardon/Divulgação)

No domingo (31), às 19h, o coreógrafo e bailarino francês Maxime Cozics, da Cie Felinae, apresenta o solo Emprise. Ele também ministra uma oficina gratuita para dançarinos a partir de 10 anos no dia 29.

Continua após a publicidade

+Com show de Alaíde Costa, espetáculo homenageia cantoras negras do Brasil

Finalizando o fim de semana, o coreógrafo e bailarino brasileiro radicado na Alemanha Gleidson Vigne, da NIMO Cia de Dança, apresenta o solo Adapta-bilidade. No último dia do festival, a companhia espanhola GN | MC, dos coreógrafos e bailarinos Guy Nader e Maria Campos, apresentam Set of Sets, que usa a repetição e o ritmo no movimento dos corpos como metáfora para a natureza repetitiva da própria existência.

Teatro Sérgio Cardoso. Rua Rui Barbosa, 153, Bela Vista, ☎ 3288-0136. ♿ Qui., sex. e seg., 18h. Sáb., 17h. Dom., 12h e 19h. R$ 40,00 (com exceção do espetáculo Jour Blanc, que é gratuito). dancaemtransito.com.br.

Continua após a publicidade

+Assine a Vejinha a partir de 9,90.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

A partir de 35,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.