Cia. Elevador de Teatro Panorâmico celebra vinte anos com mito de Édipo
Trupe de Marcelo Lazzaratto põe em cena a Trilogia Tebana de Sófocles em um único tempo, sem marcadores cronológicos
A Trilogia Tebana (Édipo Rei, Édipo em Colono e Antígona) de Sófocles é encenada em um único tempo, sem marcadores cronológicos nem de causa e efeito, em Tebas. No palco do Sesc Bom retiro, o protagonista das narrativas, Édipo, já idoso e cego, lembra de seu passado, quando era rei de Tebas, e prevê o futuro de sua filha, Antígona. Expulso de sua terra após sem querer matar o pai, Laio, e se casar com a mãe, Jocasta, ele vaga por Colono, nos arredores de Atenas, em busca de um local onde possa descansar.
+Cia. Razões Inversas comemora três décadas com peça metalinguística
O resgate dos clássicos, proposta comum nos trabalhos da companhia de Marcelo Lazzaratto, aqui suscita diálogos entre o mundo contemporâneo e temas universais tratados por Sófocles, como democracia, tirania, patriarcado e livre-arbítrio. Junto ao espetáculo infantil Caro Kafka, a peça faz parte das comemorações de vinte anos da Cia. Elevador de Teatro Panorâmico. O grupo também planeja lançar um livro sobre sua trajetória no fim de junho. Com Marcelo Lazzaratto, Carolina Fabri, Eduardo Okamoto, Marina Vieira, Pedro Haddad, Rita Gullo, Rodrigo Spina, Tathiana Botth e Thaís Rossi (165min, com intervalo). 12 anos.
Sesc Bom Retiro. Alameda Nothmann, 185, Campos Elíseos, ☎ 3332-3600. ♿ Qui. a sáb., 20h. R$ 40,00. Até 25/6. sesc.org.br.
+Assine a Vejinha a partir de 12,90.
Publicado em VEJA São Paulo de 1 de junho de 2022, edição nº 2791