Redondos na Faria Lima
A região da Faria Lima tem algo bem peculiar marcando sua paisagem: edifícios redondos. O principal deles é o Edifício Dacon, de 1981, o primeiro da cidade a ser todo revestido por placas de vidro, técnica que se tornaria um hit entre os corporativos das décadas seguintes. O projeto é de Ricardo Julião e a […]
A região da Faria Lima tem algo bem peculiar marcando sua paisagem: edifícios redondos. O principal deles é o Edifício Dacon, de 1981, o primeiro da cidade a ser todo revestido por placas de vidro, técnica que se tornaria um hit entre os corporativos das décadas seguintes. O projeto é de Ricardo Julião e a fachada inusitada que ele conseguiu criar fez com que o prédio servisse até como cenário de novela (Cortina de Vidro, do SBT, no final dos anos 80). Do outro lado da avenida, simetricamente oposto ao Dacon, chama a atenção um condomínio de três torres residenciais também redondas. O complexo inclusive está passando por um processo de restauro.
E por fim, na Rua Amuri, está localizada a Casa Bola, criação do arquiteto Eduardo Longo finalizada 1979. Trata-se de uma circunferência com 4 metros de raio com tudo o que um imóvel tradicional tem: quarto, banheiro, cozinha etc. Só não tem quinas.
Longo vive lá dentro, em seu casulo instalado sobre a laje de um restaurante da badalada Amauri. A construção é de forte inspiração modernista, toda de concreto e com móveis idem. Anos depois ele replicou o modelo para seus pais morarem, numa escala maior e com garagem anexa. Não é a à toa que ele é tido como um visionário. Há um vídeo bem legal sobre a casa aqui. Abaixo, fotos do fotógrafo de arquitetura Leonardo Finotti, sobre o qual falaremos em breve.