O novo Imovelweb
Até alguns anos atrás, a cena era super comum: quem procurava um imóvel passava na banca, comprava o jornal de domingo e se debruçava sobre as linhazinhas dos classificados em busca de potenciais candidatos a casa dos sonhos. Hoje, quem quer comprar ou alugar não precisa mais esperar pelo domingo. Sites ajudam a encontrar o […]
Até alguns anos atrás, a cena era super comum: quem procurava um imóvel passava na banca, comprava o jornal de domingo e se debruçava sobre as linhazinhas dos classificados em busca de potenciais candidatos a casa dos sonhos. Hoje, quem quer comprar ou alugar não precisa mais esperar pelo domingo. Sites ajudam a encontrar o que se procura com filtros capazes de tornar essa busca muito mais certeira. É o caso do Imovelweb, surgido em 1998 como braço de uma agência de publicidade e que em poucos anos ganhou autonomia e audiência suficiente para receber um aporte de um grupo estrangeiro, o Tiger Global.
O Tiger é um fundo americano por trás de vários cases de sucesso no mundo digital made in Brazil, como Mercado Livre, Decolar e Netshoes — essa última foi assunto de reportagem de capa da revista EXAME, também editada pela Abril, no mês passado. O Imovelweb é agora a bola da vez. Além do Tiger, tem a aposta do Riverwood Capital, especializado em tecnologia. Em novembro passado, ambos investiram 30 milhões de dólares na empresa. Desse total, 10 milhões de reais foram destinados à reformulação do site. A direção da empresa também mudou, assumida há um ano por Roberto Nascimento, conhecedor tanto dos meandros da internet (Zip.net, Internet Security Systems e presidente do Planeta Imóvel) como do mercado imobiliário, já que foi diretor da Lopes, uma das maiores imobiliárias do país. “Tivemos 34% de crescimento no ano passado e esperamos chegar a 46% neste ano”, disse ele em papo com o blog.
Embora cerca de metade das 500 000 ofertas cadastradas no Imovelweb esteja concentrada na cidade de São Paulo, dá para achar opções em Campinas, ABC, interior e litoral paulistas e Vale do Paraíba, além de outros estados (Rio de Janeiro, Paraná, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Santa Catarina). São 929 cidades em 20 estados, com com expansão para outras praças em breve.
Ao acessar o site, o usuário informa a localidade que lhe interessa e detalha o que procura. Além dos tradicionais casa ou apartamento, dá para ser bem específico e olhar apenas casas em condomínio, ou quitinetes, ou loteamentos em áreas rurais, ou terrenos, ou haras (!) ou ainda diversos tipos de imóvel comercial (garagem, salão, loja de shopping, pousada e até motel). Quem sonha em largar a correria da cidade e ter uma pousada na beira da praia pode começar a pensar em colocar os pés na areia: há, por exemplo, uma pousada à venda com sete suítes na praia de Massaguaçu, por 550 000 reais. Se o desejo vai na direção oposta, de fincar os pés na metrópole em grande estilo, há uma cobertura em Higienópolis de 325 metros quadrados por 3,3 milhões de reais.
Como o site é um grande cadastro que concentra ofertas de imobiliárias e incorporadoras, é possível encontrar ali coisas de perfis tão diferentes que demandariam visitas a vários sites para serem pesquisadas. Outras funcionalidades permitem enviar mensagem para o anunciante, agendar visita e obter informações como valor de IPTU e condomínio, além de espiar galerias de fotos. Nada mau para quem há pouco tempo atrás só tinha algumas linhas de anúncio em preto e branco como ponto de partida.