Armário zero bala
Está passando o feriadão em São Paulo? Sem sol? Antes de entregar-se ao combo sofá & TV, pense na possibilidade de transformar esse tempinho livre em um tempinho útil e dar aquela geral na casa. É, dá preguiça mesmo. Mas depois que você tiver terminado vai ver como valeu a pena gastar uns minutinhos agora […]
Está passando o feriadão em São Paulo? Sem sol? Antes de entregar-se ao combo sofá & TV, pense na possibilidade de transformar esse tempinho livre em um tempinho útil e dar aquela geral na casa. É, dá preguiça mesmo. Mas depois que você tiver terminado vai ver como valeu a pena gastar uns minutinhos agora para não ter de gastar um dia inteiro depois arrumando aquela baita bagunça espalhada por todos os cantos. Um bom lugar para começar é pelo armário. A mulherada que troca de roupa várias vezes antes de se decidir por um modelito e deixa tudo jogado de qualquer jeito sabe bem como é. E os homens que amarrotam metade das peças enquanto procuram por uma outra também. Então mãos à obra. A personal organizer Silvia Pires (www.sembagunca.com), que já deu jeito em gaveta de muita gente famosa, como as do publicitário-cantor-apresentador Roberto Justus, explica para o blog como dar aquele tapa no armário e deixar as roupas em ordem.
1. Para que o armário tenha um visual menos bagunçado é imprescindível ter cabides todos iguais. Isso ajuda a localizar mais rápido o que você procura e impede que as roupas amarrotem por causa do proximidade de cabides de formato e curvatura diferentes.
2. Dobre blusas e camisetas com a ajuda de um gabarito, um pedaço retangular de papelão para padronizar a altura das dobras. Corte um pedaço de papelão do tamanho que você deseja que a camiseta fique depois de dobrada. Então estique a camiseta sobre a cama, posicione o gabarito rente à gola e dobre as mangas e a região da cintura da peça por cima do gabarito. As pilhas ficarão mais organizadas.
3. Prefira guardar camisetas em prateleiras em vez de gavetas, assim você vê logo de cara o que está procurando e não precisa desarrumar toda a pilha para pegar aquela peça lá do fundão. Outra dica é fazer as pilhas de acordo com o tipo de manga (curtas e compridas, por exemplo).
4. Guarde cachecóis e lenços, que normalmente usamos com menor frequência, em caixas. Assim as gavetas ficarão liberadas para peças do dia-a-dia.
5. E por último, mas bem importante: as traças aparecem por causa do pó. Por isso limpe o guarda-roupa pelo menos a cada três meses. Tire tudo de dentro dele e passe pano nas gavetas, prateleiras e cantinhos. Só assim as traças ficarão bem longe daquele vestido lindo ou da camisa autografada pelo craque do seu time.