Memória Por Blog Uma viagem no tempo às décadas passadas por meio de suas histórias, costumes e curiosidades.
Continua após publicidade

Zé Celso completa 80 anos

Formado em direito, artista se dedica ao teatro

Por Dirceu Alves Jr.
17 mar 2017, 20h46
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Paulista de Araraquara, o jovem José Celso Martinez Corrêa quase foi mais um advogado, de terno e gravata, diplomado pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco. O teatro, no entanto, virou sua cabeça nos corredores da própria universidade, graças à parceria que fez com outro colega, o carioca Renato Borghi.

    Publicidade

    Juntos, eles fundaram, em 1958, o Oficina, grupo profissionalizado três anos depois. Fica difícil imaginar o inquieto Zé Celso, que, assim como Borghi, completa 80 anos no próximo dia 30, exercendo seu ofício nos tribunais. A lábia, comum aos advogados, permaneceu entre as qualidades desse grande artista e apoiou nos discursos polêmicos a essência de sua obra.

    Publicidade

    Responsável por espetáculos célebres como Pequenos Burgueses e O Rei da Vela, Zé Celso enfrentou a repressão militar em defesa de suas convicções enquanto resistiu. Em dezembro de 1972, desgastado pela censura, recorreu ao clássico As Três Irmãs, do russo Anton Tchecov.

    Partiu para o exílio, em Portugal, e mergulhou no experimentalismo radical que permeia seu trabalho até hoje. Atual provocação do Oficina, a peça Bacantes pode ser vista aos sábados e domingos, às 18 horas, no teatro da Rua Jaceguai e ganha sessão extra no dia 30, às 20 horas, para celebrar em cena os 80 anos muito bem vividos de um dos mais potentes diretores do teatro brasileiro.

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de São Paulo

    a partir de R$ 39,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.