A melhor diversão em dias de chuva ou naquelas noites em que os amigos resolvem aparecer e ninguém quer sair pra lugar nenhum, não precisa de tabuleiro, não precisa ser comprado e nem precisa de equipamento especial. Somente canetas e papeis.
Ninguém sabe explicar a origem do Stop, um jogo que requer apenas um bom vocabulário e uma boa dose de conhecimentos gerais. O fato é que ele é diversão garantida há muito tempo.
Nessas décadas em que é um hit, as regras do jogo não mudaram, simplesmente porque ele é muito simples de se jogar. A única coisa que pode variar de um jogo pra outro são as categorias das palavras a serem preenchidas. Se você é um dos poucos que nunca jogou isso na vida, eis aqui um tutorial bem rápido.
– O número de participantes tem que ser acima de três, mas pra ficar mais legal, quanto mais gente melhor.
– Vocês definem as categorias. As mais comuns e sempre usadas são “nomes”, “animais”, “frutas”, “cores”, “localidades”, mas vocês podem escolher quantas e quais quiserem, incrementando ainda mais o jogo com categorias mais rebuscadas, como “o que tem no banheiro” ou “nome de filme”.
– Distribua papel e caneta pra todo mundo, e todos devem desenhar uma tabela no papel para organizar melhor seus itens.
– Sorteie uma letra, e os jogadores devem preencher as categorias cujos nomes se iniciam com a letra sorteada.
– Aquele que terminar de preencher tudo primeiro grita “stop”, e todos param de escrever.
– Para calcular o placar, dê cinco pontos para uma palavra que mais de uma pessoa escolheu e dez pontos para aquela palavra que só uma pessoa usou. Somando todas as categorias, você saberá quantos pontos fez nessa rodada.
– Aí é só sortear outra letra e começar de novo.
– Quando cansarem da brincadeira, some todos os pontos de todas as rodadas para eleger o campeão.
O que certamente não vai faltar na sua partida de Stop, além da diversão, é claro, são as discussões sobre a validade de algum item preenchido. Fatalmente alguém vai colocar “dinossauro” na hora de preencher animais com a letra D, ou “salmão” em cores com a letra S. Cabe a vocês definirem, de preferência antes de iniciar o jogo, quais são as regras para cada caso. A propósito, “dinossauro” não vale como animal, porque é um nome genérico, uma classificação de animais. Seria como colocar “ave” ou “mamífero”. Já “salmão”, é sim uma cor e pode também ser colocado na categoria “animais”.
Variações e incrementos na forma de jogar e de marcar os pontos existem aos montes. Numa das mais interessantes partidas que já joguei, uma das categorias era formar um frase com o maior número de palavras possível que começassem com a letra sorteada. Além de fazer a gente “queimar neurônios” pra bolar alguma coisa, a leitura das frases era sempre motivo de gargalhadas de todos.
Na era da informação e das redes sociais, até o Stop ganhou uma versão digital. Existem aplicativos para celular que simulam o jogo, e que dão até a possibilidade de se jogar online com desconhecidos. Isso certamente é interessante, e um sinal dos tempos, mas com certeza não substitui a alegria de se jogar com os amigos gritando do lado e jurando que aquela palavra esdrúxula realmente existe!
Quem são os médicos mortos em Alphaville
Empresa de médico que matou dois colegas de profissão em Alphaville afirma que crime foi estritamente pessoal
Henri Castelli: o que se sabe sobre agressão que desfigurou rosto do ator
Quem era Andre Miceli, apresentador da Jovem Pan que morreu na sexta (16)
Gianni se dedica à tradição italiana e acerta nos clássicos





