Uma declaração de amor à cidade em forma de comercial
Propaganda de jeans dos anos 80 vendeu mais discos que roupas
Não é novidade pra ninguém que a publicidade brasileira tem seu destaque no mercado mundial, e é raro o ano que em não ganhamos algum prêmio internacional neste campo. Entre as milhares de peças publicitárias inesquecíveis, algumas são pequenas obras-primas, como este comercial da Jeaneration, veiculado no final dos anos 80, há cerca de trinta anos.
Fugindo completamente dos limites impostos pelo mercado daqueles tempos em todos os sentidos, o comercial de três minutos de duração às vezes tomava o intervalo de algum filme ou programa integralmente, mas ele vale cada segundo.
As cenas são de uma beleza plástica quase rimada, sempre em câmera lenta, uma verdadeira poesia em forma de imagens, em ângulos da cidade de São Paulo normalmente despercebidos por quem vive aqui. Em uma cena curta, podemos até ver um trólebus da antiga CMTC, na fase em que eram pintados de vermelho.
Imagens da relação, inclusive íntima, de alguns casais se intercalam com as da cidade, tudo embalado pela belíssima voz da cantora Adyel Silva praticamente declamando a música I Feel Good, composta especialmente para este comercial pelo músico e publicitário Hilton Raw.
Na época, além da grande procura por jeans da marca Jeaneration (que cresceu muito graças a esta campanha), houve também uma grande procura pela música, que não tinha sido lançada comercialmente, porque é, na verdade, um jingle criado para esta peça. Adyel Silva passou a incluir a música em seus shows pelo Brasil, e quando gravou seu primeiro CD, em 2003, a música I Feel Good estava presente.
Em tempo: a cantora Adyel Silva é filha do atleta Ademar Ferreira da Silva, o primeiro medalhista brasileiro no atletismo.
Veja aqui esta declaração de amor à cidade, ao produto e ao cliente…