Imagem Blog

Memória

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Uma viagem no tempo às décadas passadas por meio de suas histórias, costumes e curiosidades.
Continua após publicidade

Televisão infantil pra gente grande: os primeiros anos do Cartoon Network

O canal está completando 25 anos de atividade no Brasil

Por Roosevelt Garcia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
11 abr 2018, 14h59
 (Turner/Divulgação)
Continua após publicidade

Com a chegada da TV por assinatura ao Brasil no início dos anos 90, o espectador finalmente começava a ter opções diferentes pra assistir em sua TV. Canais de variedades e de esportes foram as primeiras opções oferecidas aos assinantes, mas nenhuma delas fez tanto sucesso quanto o primeiro canal destinado a exibição de desenhos animados 24 horas por dia: o Cartoon Network.

 

Televisão infantil pra gente grande: os primeiros anos do Cartoon Network

 

O canal estreou nos Estados Unidos em 1992, quando a Turner comprou todo o catálogo de desenhos dos Estúdios Hanna-Barbera. No Brasil, o canal iniciou suas atividades no ano seguinte, e foi um sucesso inesperado. Com mais de 8500 horas de desenhos animados em seu acervo, o conglomerado Turner pôde se dar ao luxo de criar o primeiro canal do mundo com exibição de desenhos animados ininterruptamente, principalmente os clássicos do catálogo da Warner Bros, como Pernalonga e Patolino, e do catálogo da Hanna-Barbera, como o cultuado Os Flintstones. Aliás, uma das primeiras grandes ações do canal no Brasil foi exibir uma maratona com a série original completa dos Flintstones, todos os 166 episódios numa sequência que durou quatro dias seguidos.

 

Televisão infantil pra gente grande: os primeiros anos do Cartoon Network

 

Por exibir, em seus primeiros anos, muito mais desenhos clássicos do que produções mais recentes, o canal ganhou também o público adulto, entusiasmado em poder rever desenhos que marcaram sua infância. E para nós brasileiros, uma boa surpresa foi poder relembrar desenhos que estavam fora das TVs há anos, quase sempre com suas dublagens originais, o que agregava ainda mais à memória afetiva das produções.

 

Televisão infantil pra gente grande: os primeiros anos do Cartoon Network

Continua após a publicidade

 

Essa primeira fase infelizmente durou poucos anos. Logo, as produções antigas começaram a dar espaço a desenhos mais recentes, atingindo mais ao público alvo original do canal, as crianças, e afastando os adultos. Em 2000, a Turner lançou o canal Boomerang, que se propunha a ser o Cartoon Network como era no início, com desenhos clássicos Hanna-Barbera, Warner, MGM, Paramount entre outros, o que também não deu muito certo, porque logo desenhos mais novos integravam a programação. Em 2014, o canal mudou completamente o seu foco, dando pouco espaço a desenhos clássicos.

boomerang
Arte dos primeiros anos do Canal Boomerang, quando exibia desenhos clássicos (Turner/Divulgação)

 

Um terceiro canal foi criado pela Turner, o Tooncast, em 2008, de novo se propondo a levar ao ar desenhos antigos, dos anos 40 aos 90. Nos dias de hoje, o canal ainda mantém alguns desenhos clássicos em sua grade, mas também exibe produções mais novas, dos anos 2000.

tooncast
O Tooncast ainda mantém alguns desenhos antigos em sua programação (Turner/Divulgação)
Continua após a publicidade

 

O Cartoon Network foi uma revolução bem-vinda. Suas vinhetas e tratamento gráfico mostravam total respeito por produções clássicas, ainda que com uma linguagem moderna e dinâmica. Hoje em dia, ainda é um dos canais preferidos pelas crianças, com desenhos animados de sucesso e muito queridos pelo público infantil. Mas as “crianças” de 50 e poucos anos sentem muitas saudades dos primeiros anos da existência do canal, quando, por breves momentos, voltavam no tempo e sentiam aquela magia outra vez. De qualquer forma, parabéns ao canal pelos 25 anos de Brasil!

 

 

Coletânea de vinhetas dos primeiros anos do Cartoon Network

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.