Memória Por Blog Uma viagem no tempo às décadas passadas por meio de suas histórias, costumes e curiosidades.
Continua após publicidade

Os maus exemplos do Sujismundo

O personagem criado para uma campanha do governo caiu no gosto popular

Por Roosevelt Garcia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 26 jan 2018, 17h57 - Publicado em 26 jan 2018, 17h47
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Na década de 70, campanhas ufanistas do governo militar tentavam passar a ideia de que o país vivia um milagre econômico e era o país do futuro. Campanhas como “Brasil, ame-o ou deixe-o” e “Este é um país que vai pra frente” ficaram na memória de quem viveu aquela época, principalmente das crianças, que ouviam as frases constantemente na escola.

    Publicidade

    Uma dessas campanhas usou um personagem em animação que se tornaria uma das boas lembranças daquela época, o porcalhão Sujismundo, criado por Ruy Perotti, o mesmo responsável por memoráveis campanhas publicitárias animadas daqueles dias, como o japonês Urashima Taro, do comercial da Varig.

    Publicidade

    A campanha do Governo Federal  “Povo limpo é povo desenvolvido” foi criada em 1972 para melhorar os hábitos de higiene e limpeza do povo brasileiro. Sujismundo foi o protagonista de quatro desenhos animados de curta duração, levados ao ar em todas as emissoras de TV e também exibido antes das atrações principais nos cinemas.

    Primeiras animações do Sujismundo, de 1972

    Publicidade

    Continua após a publicidade

     

    Publicidade

    O sucesso foi tanto que no ano seguinte, mais animações foram feitas, agora incluindo novos personagens, como o Sujismundinho, o filho que aprende os bons hábitos de limpeza, e o Doutor Prevenildo, que dá um tom didático à campanha.

    Os personagens foram usados em cartazes e folhetos e os desenhos foram reprisados até 1978, quando a campanha foi encerrada. Mas é difícil encontrar alguém que foi criança nos anos 70 e não se lembre do Sujismundo, mesmo sem ter na memória exatamente qual era a intenção dele.

    Publicidade

     

    Publicidade

    Desenhos animados do Sujismundo de 1973

    Publicidade

     

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de São Paulo

    a partir de R$ 39,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.