Os desenhos ‘desanimados’ da Marvel
Série que trazia as aventuras dos maiores heróis da Marvel é lembrada até hoje pelos cinquentões brasileiros
Quem vê os desenhos animados hoje em dia – cheios de ação, cores e luzes piscantes – nem imagina que um dia a maior diversão das crianças foi ver seus heróis preferidos em desenhos tão animados quanto uma revista em quadrinhos.
Em 1967, chegou ao Brasil pela TV Bandeirantes uma nova série de desenhos animados produzida um ano antes pelos estúdios Grantray-Lawrence, do Canadá.
A série trazia as aventuras dos maiores heróis da Marvel: Capitão América, O Príncipe Submarino Namor, Homem de Ferro, Thor e Hulk, num estilo de animação diferentão que foi apelidado no Brasil de “desenhos desanimados”, porque os produtores queriam manter a série o mais próximo possível dos quadrinhos, então ela era basicamente feita de quadros parados.
Apesar disso, a série foi um tremendo sucesso, tanto lá fora quando aqui, e até hoje é lembrada com carinho por quem está na casa dos 50 anos. Foram feitos 65 episódios de meia hora cada, intercalando entre os heróis. Todos tinham músicas-tema que ganharam suas versões em português, recheadas de termos e gírias da época, o que nos leva a pensar: “onde eu estava com a cabeça quando falava essas coisas?”.
O hino do Hulk, por exemplo, tem as seguintes estrofes: “Pobre Bruce Banner, por lindo cano entrou/Exposto aos raios gama/No feio Hulk virou”
Confira alguns trechos:
Capitão América
Homem de Ferro
https://youtu.be/TfDTTy3SDLE
Príncipe Submarino Namor
https://youtu.be/C3YePBSEJGQ
Thor
https://youtu.be/9pjbFyw0o7E