Quinze programas dos primeiros anos da MTV Brasil
O canal marcou o início da revolução da programação das TVs em nosso país
Ao meio-dia de 20 de outubro de 1990, a televisão no Brasil mudou radicalmente. Naquele dia, estreou o primeiro canal dedicado exclusivamente à música, o que foi uma revolução na época. A televisão, até então uma mídia direcionada principalmente a crianças e adultos, começava a atingir o público intermediário, os jovens, com a transmissão de videoclipes e programas sobre música 24 horas por dia, a primeira TV do país na ter uma programação ininterrupta madrugada adentro.
A MTV brasileira foi a terceira do mundo, fruto de uma parceria entre a Viacom, dona da marca nos Estados Unidos, e o grupo Abril. Era uma emissora aberta, transmitida via UHF pelo canal 32, e pelo canal 9 no Rio de Janeiro, sendo a primeira estação temática em TV aberta. Sua sede ficava no Sumaré, onde antes funcionava a TV Tupi. Graças à MTV, o mercado fonográfico passou a se preocupar também com uma apresentação em vídeo de suas músicas, coisa que já tinha acontecido na MTV americana, inaugurada nove anos antes. Com linguagem visual moderna, a emissora logo conquistou seu público.
Na sua estreia, a MTV Brasil selecionou uma série de apresentadores, chamados de VJs (vídeo-jóqueis), a maioria deles sem experiência em televisão, mas especialistas em falar diretamente ao público jovem, e criou diversos programas para exibir as músicas ou comentar notícias do showbizz. Relembre algumas atrações dos primeiros anos da MTV Brasil:
- 121 Minutos
No ar entre 1991 e 1992, o 121 Minutos era apresentado por Thunderbird e mostrava clipes diversos, mas o interessante é que o apresentador gravava de madrugada em lugares inusitados, como o Porto de Santos e o Rio Tietê.
- Acústico MTV
Programa onde grandes artistas da música nacional se apresentavam numa versão acústica. Imaginado primeiro como um programa, o Acústico MTV acabou até virando um selo musical, para lançar comercialmente os shows gravados para o programa. O primeiro a ir ao ar, em 1991, foi com o Barão Vermelho.
Veja uma parte desse programa:
- Cine MTV
Apresentado por Chris Couto e, depois, por Marina Person, o Cine MTV dava notícias sobre os bastidores do cinema, e também, é claro, as trilhas sonoras dos filmes.
Veja a chamada para o programa especial do Cine MTV sobre Missão Impossível:
- Clássicos MTV
Fábio Massari apresentava esta atração sobre clássicos do rock, e uma vez por semana visitava grandes músicos da época para mostrar suas coleções de discos.
Relembre um trecho:
- Disk MTV
Um dos programas mais icônicos da emissora, e um dos que ficou mais tempo no ar. O Disk MTV mostrava os clipes mais votados do dia pelos espectadores que ligavam para a emissora. Grandes musas do canal passaram por aqui, como Sabrina, Cuca e Sarah.
Veja um trecho do Disk MTV com Sabrina Parlatore, já numa fase mais recente:
- Feijão MTV
O programa trazia entrevistas com estrelas da música nacional.
Abaixo, um trecho com o grupo Ira:
- Fúria Metal
Um dos primeiros programas da MTV Brasil, era apresentado por Gastão Moreira e dedicado ao heavy metal. Ficou no ar entre 1990 e 1999, e em seu último ano, a apresentação era de João Grodo.
Veja o programa especial com os Ramones:
- Gás Total
Gastão Moreira também apresentou este programa, no ar a partir de 1991, que falava sobre rock alternativo internacional e hard rock. Vez ou outra o programa recebia convidados internacionais para uma entrevista.
Relembre:
- Lado B
Focado no rock alternativo e indie rock do Brasil, o Lado B ia ao ar à meia-noite entre 1991 e 2000, apresentado por Thunderbird; depois, por Fábio Massari; e, por último, Kid Vinil.
Veja a abertura e o encerramento do programa, no ano de 1997
- MTV no Ar
Notícias sobre o cenário musical, cinema e TV davam o tom a este programa jornalístico da emissora, apresentado por Zeca Camargo e Chris Couto.
Assista à matéria sobre Speed Racer:
- Rockstória
Programa que contava a história de artistas e bandas de sucesso. Ficou no ar entre 1991 e 1999.
Veja a chamada para o programa sobre Aerosmith:
- Semana Rock
Zeca Camargo apresentava a atração, que era um resumo das notícias da semana ligadas à música. Chris Couto também passou por aqui. No ar desde a inauguração do canal, o Semana Rock foi produzido até 2005, quando era apresentado por Edgard Piccoli.
Reveja o episódio falando sobre a Legião Urbana:
- Teleguiado
Cazé Peçanha apresentava este programa ao vivo, que ligava para a casa de espectadores previamente selecionados, e dava a eles a oportunidade de pedir videoclipes. Quando o espectador pedia um clipe que já tinha sido exibido, Casé desligava o telefone na cara do indivíduo! O programa durou quatro anos, de 1995 a 1999.
Reveja um trecho:
- Território Nacional
Apresentado por Soninha Francine, a atração era focada em MPB, geralmente com convidados sendo entrevistados sobre seu trabalho.
Veja o programa com Zélia Duncan:
- Top 20 Brasil
Exibido todos os sábados, mostrava os vinte clipes mais pedidos durante a semana pelo Disk MTV. Durou até 2006, quando a MTV cancelou diversos programas de música para se dedicar a uma programação mais variada.
Relembre um trecho de um programa de 1996:
Conheça o Assador, novo rodízio do fundador do Fogo de Chão
Mulher de 63 anos sofre estelionato durante corrida de táxi no centro de SP
16 restaurantes que fecharam nos últimos meses em São Paulo
Prunes au Pichet: uma sobremesa simples com vinho e ameixas
Cidade Matarazzo ganha o formidável complexo gastronômico Mata Città





