Imagem Blog

Memória

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Uma viagem no tempo às décadas passadas por meio de suas histórias, costumes e curiosidades.
Continua após publicidade

KRI – O chocolate do barulho

O antigo Crunch dos anos 70 e 80

Por Roosevelt Garcia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 20 jan 2022, 14h14 - Publicado em 7 jun 2018, 13h08
 (Nestlé/Divulgação)
Continua após publicidade

Veja só, a publicidade brasileira é realmente muito criativa. Uma das provas disso é que já vendemos chocolate pelo som! O chocolate Kri foi lançado em 1971 e sua principal característica, segundo o comercial, é que ele fazia muito barulho ao ser mastigado, sem dúvida uma qualidade nunca explorada num produto desse tipo.

A Nestlé, tradicionalíssima fabricante de chocolates no mundo todo, já tinha presença forte no Brasil daquela época, e lançou aqui o chocolate que já era sucesso nos Estados Unidos, Europa e Ásia, sendo que em todos esses mercados, o produto se chamava Crunch, um nome que reproduzia a onomatopeia do barulho que fazia ao mordermos o chocolate. Flocos de arroz crocantes misturados ao chocolate eram o segredo do inconfundível som. Em nosso país, o Crunch foi batizado de Kri, abrasileirando o famoso barulho. Uma extensa campanha impressa e na televisão fez o produto se tornar rapidamente uma mania entre jovens e crianças.

Comercial do lançamento do Kri, em 1971

Mais de vinte anos depois de seu lançamento por aqui, em 1992, a Nestlé adotou uma tendência mundial de globalização e rebatizou o Kri com o nome original, adequando-se assim aos outros mercados. Assim, o Kri virou Crunch também no Brasil, e permanece assim até hoje. Durante o período de transição, ambos os nomes apareciam na embalagem do produto.

Comercial do Crunch de 1992, usando o mesmo slogan do antigo Kri

Continua após a publicidade

Quem já é um pouco mais “experiente” e teve oportunidade de provar o Kri nos anos 70 e 80, jura de pés juntos que aquele chocolate era muito melhor do que o Crunch que veio depois. O sabor era mais marcante e até os flocos de arroz faziam mais barulho. Seja ou não verdade, o fato é que a marca Crunch é hoje em dia a terceira mais vendida pela Nestlé no mundo todo, e é um inconstestável sucesso, inclusive no Brasil.

transição
Embalagem de transição do nome do produto, de 1992 (Reprodução/Veja SP)

Pra você, que provou o Kri, resta a lembrança de uma época em que todos os doces pareciam mais gostosos. Será que eram mesmo, ou nós, como crianças, víamos tudo com mais entusiasmo do que hoje em dia?

Continua após a publicidade

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.