2 de abril de 1973. Esta foi a data de estreia de uma das mais lembradas e cultuadas sessões de desenhos da televisão brasileira, a saudosa Globo Cor Especial, onde estrearam produções animadas que se tornariam icônicas, como Monstros Camaradas, Fantasminha Legal e Jornada nas Estrelas – a série animada, e que muitas crianças assistiam durante o almoço, pontualmente ao meio-dia.
Mas nem sempre a sessão foi nesse horário. Quando estreou, a Globo Cor Especial ia ao ar de segunda a sexta às 17 horas, e tinha, além de desenhos animados, algumas séries de TV que não eram exatamente dedicadas às crianças, como Mary Tyler Moore e A Família Dó Ré Mi.
Foi somente no ano seguinte, em 1974, que a atração foi para o horário do meio-dia e passou a exibir somente desenhos animados, a maioria inédita. Hong Kong Fu e Vale dos Dinossauros foram grandes sucessos dessa fase.
A abertura do programa é lembrada até hoje por quem viveu naquela época. A música, composta por Nelson Motta, Marcos Valle e Paulo Sérgio Valle, dava ênfase às novidades que o programa apresentava naquele longínquo ano de 1973, e “tirava um sarro” das coisas muito antigas, como o inesquecível seriado do Batman com Adam West, produzido poucos anos antes.
A engraçadíssima animação de abertura foi feita pelo animador Joaquim Egydio de Trez Rios, conhecido no mercado como Joaquim 3 Rios e responsável por grande parte das animações da Globo na era pré-Hans Donner, como vinhetas de sessões de filmes, as partes animadas em português de Vila Sésamo, a primeira abertura dos Trapalhões, além de diversos comerciais de TV da época.
O título Globo Cor Especial tem algumas curiosidades. A televisão colorida ainda era uma novidade naqueles tempos, então a presença da palavra “cor” no título dava ideia da modernidade que a música de abertura tentava passar. E o logotipo final da atração lembra muito um dos grandes patrocinadores de Fórmula 1 da década de 70, os cigarros John Player Special, cuja referência fica ainda mais clara quando a abertura termina com um carro de Fórmula 1 e o slogan “a máquina quente da TV”.
A atração durou dez anos, ficando até 1983. Nessa época, seu horário foi um pouco antecipado, ia ao ar às 11h50 da manhã, e o desenho mais comentado era Super Amigos, enorme sucesso daqueles dias. Se você era criança nos anos 70 e início dos 80, certamente conheceu alguns de seus desenhos animados preferidos no Globo Cor Especial. Veja a abertura original e cante junto a música Cinto de Inutilidades.
Não existe nada mais antigo
Do que cowboy que dá cem tiros de uma vez
A vó da gente deve ter saudades
Do Zing-Pow
Do cinto de inutilidades
No nosso mundo tudo é novo e colorido
Não tem lugar pra essa gente que já era
Morcego velho, bang-bang de mentira
Vocês já eram!
O nosso papo é alegria
Conheça o Assador, novo rodízio do fundador do Fogo de Chão
Vera Magalhães encerra contrato com a TV Cultura; veja pronunciamento
Morre em SP jornalista Conrado Corsalette, aos 47 anos
Filha de Olavo de Carvalho, Heloísa de Carvalho morre aos 56 anos em Atibaia
Mulher de 63 anos sofre estelionato durante corrida de táxi no centro de SP





