Memória Por Blog Uma viagem no tempo às décadas passadas por meio de suas histórias, costumes e curiosidades.
Continua após publicidade

Dez grifes de sucesso do passado

Relembre as marcas que faziam a cabeça dos jovens em suas épocas

Por Roosevelt Garcia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
2 jun 2017, 17h22
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A memória afetiva das pessoas também inclui o que vestiram na infância e adolescência. A cultura do consumismo nos ensinou a não apenas a usar as roupas, mas também a saber a marca delas, e isso acaba ficando guardado lá nos cantinhos do nosso cérebro.

    Publicidade

    Algumas marcas foram inovadoras em seus segmentos e acabam se destacando no disputado mundo da moda. Outras eram tão simples e descoladas que ganharam o público pela praticidade. Aqui estão algumas grifes que você certamente usou nos velhos tempos, algumas sumiram completamente do mercado, outras foram remodeladas e ainda estão por aí.

    Publicidade

    • Fiorucci
    Sinônimo de jeans no Brasil e no mundo nos anos 80, a marca italiana foi vendida a estilistas japoneses no começo dos anos 90, e esquecida em algum canto. Seu criador, o italiano Elio Fiorucci, está com uma nova marca que quer introduzir no Brasil, a Love Therapy.

    (Iakov Filmonov/Divulgação)

     

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

     

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    • Soft Machine
    Primeiro grande fenômeno de grifes no Brasil, as calças jeans Soft Machine foram lançadas em 1974 e a primeira fábrica ficava na Rua Augusta. A marca se espalhou na era das discotecas, e a grife acabou tendo uma loja até em Nova York.

    (Soft Machine/Divulgação)

     

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

     

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    • Pakalolo
    Apareceu no mercado em 1980 e conquistou crianças e adolescentes com visuais descolados de roupas e acessórios. Saiu do mercado no final dos anos 90, mas voltou em 2009, em sistema de franquia, sem sucesso.

    (Pakalolo/Divulgação)

     

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

     

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    • Side Play
    Conhecida por ter as camisetas com a turma do Looney Tunes mais legais do mercado.

    Continua após a publicidade
    (Side Play/Divulgação)

     

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

     

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    • Rhumell
    Fornecedora de uniformes de futebol para grandes times nos anos 90, a marca sumiu do mercado no início dos anos 2000. Ainda hoje se pergunta o que teria acontecido com a empresa, que teoricamente não tem nenhuma ligação com a multinacional holandesa Hummel.

    (Rhumell)

     

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

     

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    • Topeka
    Grife de roupas da Alpargatas, as famosas calças Topeka chegaram ao mercado no final dos anos 60 com uma campanha publicitária imensa.

    (Topeka/Divulgação)

     

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

     

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    • Zoomp
    Fundada em 74, foi uma marca inovadora em jeans, com seus cortes modernos e lavagens diferentes.

    (Zoomp/Divulgação)

     

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

     

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    • Company
    Mochilas emborrachadas e camisetas da marca eram febre nos anos 80. A marca sumiu em 2003.

    (Company/Divulgação)

     

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

     

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    • Dijon
    Jeans de enorme apelo nos anos 80, lançou Luiza Brunet em seus anúncios. Está de volta ao mercado e promete fazer barulho.

    Continua após a publicidade
    (Dijon/Divulgação)

     

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

     

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    • Dash
    No início dos anos 70, essas calças foram as primeiras a alardear que não precisavam ser passadas por serem 100% algodão.

    (Dash/Divulgação)

     

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de São Paulo

    a partir de R$ 39,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.