Imagem Blog

Memória

Por Blog
Uma viagem no tempo às décadas passadas por meio de suas histórias, costumes e curiosidades.
Continua após publicidade

Boneco Falcon retornará em comemoração aos 80 anos da Estrela

Ele foi lançado em 1977 em duas versões: ação camuflada, com barba, e contra-ataque, com uniforme verde

Por Roosevelt Garcia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 2 jul 2017, 13h52 - Publicado em 2 jul 2017, 13h49

A partir do dia 14 de julho, Torak que se cuide! O herói com cara de mau e barba farta vai estar de volta: Falcon, o herói de verdade, como era conhecido no final dos anos 70 quando foi lançado pela primeira vez, vai voltar à ação em comemoração aos 80 anos da Estrela.

(Brinquedos Estrela)

 

Falcon foi lançado em 1977 em duas versões: Ação Camuflada, em que o boneco tinha barba e roupa camuflada, e Contra-Ataque, sem barba e com uniforme verde. Foi o primeiro boneco lançado para os meninos, precursor das figuras de ação que se tornariam tão comuns anos depois. A figura era totalmente articulada, tinha cabelos de verdade e media cerca de 30 centímetros. Suas roupas eram muito bem feitas, melhores que as similares americanas, segundo colecionadores do boneco.

(Brinquedos Estrela)

 

O brinquedo fez um sucesso estrondoso. Logo apareceram acessórios para novas aventuras, como roupas diferentes vendidas em cartelas, além de armas e veículos. Em 1979, surgiram outras versões do herói: um Falcon loiro e um ruivo, e também a versão “olhos de águia”, em que o boneco movimentava os olhos por uma alavanca em sua nuca.

(Brinquedos Estrela)

 

Já nos anos 80, com o então sucesso de filmes espaciais como Guerra nas Estrelas, o Falcon passou para uma fase mais futurista e ganhou seu maior inimigo, Torak, claramente inspirado em vilões espaciais da época, como Darth Vader e os Cilônios de Galactica. Condor e Roboy, seus aliados, surgiram logo em seguida, assim como acessórios que acompanhavam a nova fase do boneco, como armas laser e roupas espaciais.

(Brinquedos Estrela)

 

Falcon fazia parte de uma coleção americana chamada GI Joe Adventure Team, lançada pela Hasbro, mas os personagens adicionais, Torak, Condor e Roboy foram criados pela própria Estrela e só existiram no Brasil.

Em 1994 e em 2000, a Estrela relançou o Falcon, mas um produto muito inferior aos antigos heróis. Dessa vez, no entanto, esperamos que ele esteja à altura dos seus primeiros exemplares, homenageando acima de tudo, as crianças dos anos 70 e 80 que gostariam de rever seu velho amigo.

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.