4 filmes de Walter Salles, diretor de ‘Ainda Estou Aqui’, no streaming
Cineasta tem filmografia de sucesso, com títulos como 'Terra Estrangeira' (1995) e 'Central do Brasil' (1998); saiba onde assistir
Em setembro, iniciou-se uma torcida pelo cinema brasileiro, quando Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, ganhou o prêmio de melhor roteiro no Festival de Veneza. Com a indicação da Academia Brasileira de Cinema para concorrer a uma vaga na categoria de melhor filme internacional do Oscar, os ânimos cresceram ainda mais.
O longa, em cartaz nos cinemas, conta a história real de Eunice Paiva, mãe de Marcelo Rubens, interpretada por Fernanda Torres e Fernanda Montenegro em diferentes idades. Após o desaparecimento do marido Rubens (Selton Mello) durante a ditadura, ela virou um símbolo da luta contra o regime militar.
Com a estreia tão aguardada, aproveite para conhecer mais da filmografia do cineasta. Confira a seguir quatro filmes de Walter Salles disponíveis no streaming.
› TERRA ESTRANGEIRA (1995)
Um dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos, segundo lista da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine). Com codireção de Daniela Thomas, conta a história de Alex (Fernanda Torres), uma jovem de São Paulo que trabalha como garçonete em Lisboa e vive um relacionamento conturbado com Miguel (Alexandre Borges), um músico viciado em heroína. No Brasil, Paco (Fernando Alves Pinto) sonha em conhecer a pequena cidade espanhola dos seus antepassados. Disponível na Netflix e Globoplay.
› CENTRAL DO BRASIL (1998)
Deu origem a uma das maiores torcidas do Brasil na disputa pelo Oscar, indicado nas categorias de melhor filme internacional e melhor atriz. Fernanda Montenegro interpreta brilhantemente a ex-professora Dora, que escreve cartas para pessoas analfabetas, mas não as envia e guarda o dinheiro. Quando o menino Josué (Vinicius de Oliveira), de 9 anos, surge desamparado, com a morte da mãe, ela decide acompanhá-lo em uma viagem ao Nordeste em busca do pai que nunca conheceu. Está no catálogo da Netflix e Globoplay.
› LINHA DE PASSE (2008)
Ganhou destaque no Festival de Cannes em 2008, quando Sandra Corveloni recebeu o prêmio de melhor atriz. Ela dá vida a Cleusa, empregada doméstica e mãe de quatro filhos. A protagonista descobre que está grávida mais uma vez, de um pai desconhecido. Na ausência da figura paterna, os irmãos batalham para realizar os sonhos e obter condições melhores para a família. Um deles consegue mudar de vida com uma carreira no futebol. Disponível para aluguel e compra digital no Prime Video, Apple TV+ e Claro Vídeo.
› NA ESTRADA (2012)
Último longa de ficção de Walter Salles antes de Ainda Estou Aqui. A adaptação do romance de 1957 de mesmo nome de Jack Kerouac acompanha os causos de Sal Paradise (Sam Riley), jovem aspirante a escritor, Dean Moriarty (Garrett Hedlund), ex-detento de moral duvidosa, e Marylou (Kristen Stewart), esposa de Dean, à beira da estrada. Os três sonham com um mundo melhor, ao mesmo tempo que constroem uma bela amizade. Pode ser assistido na Max, Globoplay e Telecine Play via Prime Video.
Publicado em VEJA São Paulo de 15 de novembro de 2024, edição nº 2919