Oscar 2024: os grandes vencedores e perdedores da premiação
Enquanto 'Oppenheimer' foi consagrado pela academia de filmes, 'Barbie' quase saiu de mãos abanando
A noite mais esperada do ano pelos cinéfilos chegou. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas apresentou neste domingo (10) os vencedores do Oscar 2024.
Os grandes vencedores da 96ª edição do prêmio foram Oppenheimer, que levou sete estatuetas (melhor filme, direção, ator, ator coadjuvante, fotografia, montagem e trilha sonora), e Pobres Criaturas, com quatro (melhor atriz, figurino, maquiagem e design de produção).
O diretor Christopher Nolan, de 53 anos, ganhou seu primeiro Oscar e, a uma idade jovem para a categoria de direção, consolidou sua trajetória já significativa e provou seu potencial de atingir feitos ainda maiores nas próximas décadas.
Por outro lado, Assassinos da Lua das Flores teve o mesmo destino de outros títulos de Martin Scorsese e, apesar de estar entre os mais indicados ao prêmio, não ganhou em nenhuma categoria — saindo como injustiçado.
Barbie, que já tinha Greta Gerwig e Margot Robbie desconsideradas nas categorias de direção e atriz, quase saiu de mãos abanando. Nas categorias de figurino, maquiagem e design de produção, o longa sobre a boneca perdeu para Pobres Criaturas. O único prêmio foi obtido por Billie Eilish e Finneas O’Connell, pela música “What Was I Made For?”, eleita melhor canção original.
Confira a lista completa de vencedores do Oscar 2024.