“Um presente do nosso cinema”: CCXP24 apresenta ‘O Auto da Compadecida 2’
Matheus Nachtergaele e Selton Mello participaram de painel e sessão da continuação do clássico do cinema dirigido por Guel Arraes e Flávia Lacerda

A CCXP24, que acontece até domingo (8) no São Paulo Expo), realizou neste sábado (7) um dos painéis mais aguardados desta edição. Os fãs do cinema nacional puderam assistir em primeira mão O Auto da Compadecida 2, após bate-papo com os diretores Guel Arraes e Flávia Lacerda, o elenco, com Matheus Nachtergaele e Selton Mello, e João Suassuna, neto do autor da obra inspiradora.
Os intérpretes de João Grilo e Chicó falaram sobre o reencontro com os personagens icônicos. “Queria estar aí para assistir com vocês. É emocionante, um reencontro após 25 anos de espera. É arrojado e arcaico ao mesmo tempo”, comentou Nachtergaele.
“Não é à toa que estreia em 25 de dezembro. É o maior presente que o público brasileiro poderia receber da nossa cultura, do nosso cinema, que é muito potente e está vivendo um momento extraordinário, lotando as salas”, acrescentou Mello.
Guel Arraes complementou a fala dos atores, explicando que a premissa foi imaginar, de fato, um reencontro entre dois amigos. “O que nos moveu, a nossa inspiração, a coragem que tomamos para o tema deste filme é a amizade”, contou o diretor.
O Auto da Compadecida 2 se passa 20 anos após os acontecimentos do primeiro filme e leva o espectador de volta à cidade fictícia de Taperoá. O elenco também inclui nomes como Taís Araujo, Humberto Martins, Luis Miranda e Eduardo Sterblitch.
Tem produção da Conspiração e H2O Produções, coprodução da Claro e patrocinadores como Instituto Cultural Vale e Brahma.
Em maio, a Vejinha conversou com Arraes que falou deste e de outro longa que lançou neste ano, Grande Sertão. “Usei todos os meus recursos, tudo o que sei fazer está ali, toda a minha bagagem, estou tranquilo. Fiz o que pude e está entregue.”