Imagem Blog

Vinho e Algo Mais

Por Por Marcelo Copello Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Especialista na bebida, Marcelo Copello foi colunista de Veja Rio. Sua longa trajetória como escritor do tema inclui publicações como a extinta Gazeta Mercantil e livros, entre eles "Vinho e Algo Mais" e "Os Sabores do Douro e do Minho", pelo qual concorreu ao prêmio Jabuti
Continua após publicidade

Vinhos espanhóis: conheça Rioja e Ribera del Duero

Regiões de maior notoriedade da Espanha apresentam diferentes características

Por Marcelo Copello
Atualizado em 20 jan 2022, 14h06 - Publicado em 14 Maio 2021, 06h00
Imagem com fundo branco com duas garrafas de vinho tinto espanhóis postas lado a lado.
Um representante de cada área: Cune Reserva, de Rioja, e Valduero Tierra Alta, de Ribeira del Duero (Divulgação/Divulgação)
Continua após publicidade

Rioja e Ribera del Duero são as duas regiões de maior notoriedade da Espanha. Embora ambas tenham como principal casta a tempranillo e dividam a atenção de nossas taças, são duas áreas muito diferentes. Saiba mais sobre elas.

RIOJA
De clima ameno pela influência marítima, é uma região tradicional e de proporções maiores que Ribera del Duero. Localizada no nordeste do país, floresceu no fim do século XIX como alternativa aos vinhos de Bordeaux. Foi classificada como DO (denominação de origem) em 1921, e depois como DO Calificada (DOCa), nível mais alto dos vinhos espanhóis, em 1991. Hoje, é um gigante com mais de 1200 vinícolas e produção de mais de 200 milhões de garrafas ao ano. Como em toda grande região, a qualidade é irregular. O corte típico riojano é uvas tempranillo, graciano, mazuelo e, às vezes, garnacha. Nas brancas, reina macabeo ou viura.

Cune Reserva DOCa
Elaborado com tempranillo, garnacha, graciano e mazuelo, passa dois meses em barricas de carvalho francês e americano. De estilo clássico, é elegante e equilibrado. R$ 199,90. Compre aqui: evino.com.br.

RIBERA DEL DUERO
A região, no noroeste do país, tem clima mais frio e continental. É mais jovem e bem menor, mais butique (tem menos de 300 vinícolas e produz 80 milhões de garrafas por ano). A área, que praticamente nasceu em torno do mítico vinho Vega Sicilia, foi classificada como DO apenas em 1982, permitindo castas estrangeiras utilizadas pelo rótulo clássico, como cabernet sauvignon, merlot e malbec, além de garnacha e, a principal, tempranillo. Nos brancos a casta é a albillo.

Continua após a publicidade

Valduero Tierra Alta de 2 Cotas Reserva DO
Valduero é um produtor de prestígio e este exemplar honra o nome. De tempranillo e com 24 meses de estágio em barricas, é muito expressivo. Bastante madeira, notas de café, aromas tostados, tabaco e taninos finos e presentes. R$ 419,90. Compre aqui: evino.com.br.

Assine a Vejinha a partir de 8,90 mensais

Valeu pela visita! Volte sempre e deixe seu comentário.

Aproveite para curtir minha página no Facebook e minhas postagens no Instagram.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.