Já pensou entrar em uma loja, escolher itens e sair sem pagar nada? A Mimoo Grátis, instalada no Shopping Metrô Tucuruvi desde o mês passado, proporciona essa experiência aos clientes. Atualmente, oferecem-se cosméticos Jeunesse, cervejas Stella Artois e lâminas de barbear BIC. A ideia é que mais empresas participem da ação, tendo em torno de oito a dez novos itens por semana. Não se trata de amostras grátis.
Para adquirir um item de cada etiqueta participante por CPF (hoje, o freguês consegue sair de lá com três produtos), é necessário baixar o aplicativo ZIPZ na Apple Store ou no Google Play, acessar a Mimoo Grátis e reservar. A retirada se dá na loja do shopping no mesmo dia, até o horário de fechamento do centro de compras. Prepare-se: há longa fila de espera na porta.
Para o empresário Ernesto Vilela, idealizador do projeto, a ideia é ajudar a indústria a realizar marketing de experimentação para lançamentos e também evitar o desperdício da produção não comercializada por erro de planejamento de demanda ou regras de compras do varejo. Ele lucra no negócio pois as companhias pagam pela entrega dos artigos de teste e conseguem saber se a “venda” teve impacto positivo.
O projeto está no início, mas pretende alcançar outros pontos da cidade e do país. Mais um endereço deve ser inaugurado em 25 de julho no Shopping Mais, em Santo Amaro. A intenção é lançar 25 lojas até 2020, mas isso depende da “doação” de artigos da indústria para a ação crescer.