Vila Itororó
Ruína da casa principal da Vila Itororó, conjunto residencial privado erguido na década de 1920 no local da nascente do córrego de mesmo nome. Possui características funcionais e arquitetônicas únicas, mas sofreu degradação contínua por muitos anos. Depois de um tenso e prolongado processo de remoção das famílias que lá viviam em situação de cortiço, […]
Ruína da casa principal da Vila Itororó, conjunto residencial privado erguido na década de 1920 no local da nascente do córrego de mesmo nome. Possui características funcionais e arquitetônicas únicas, mas sofreu degradação contínua por muitos anos. Depois de um tenso e prolongado processo de remoção das famílias que lá viviam em situação de cortiço, a Vila hoje está desocupada e pertence à Secretaria da Cultura do Estado, que gostaria de converter o local em centro cultural e para isso vem procedendo à restauração, a passos extremamente lentos.
O imóvel fica no quarteirão delimitado pelas ruas Martiniano de Carvalho, Pedroso, Monsenhor Passaláqua e Maestro Cardim. Esta vista da casa principal é a obtida de uma janela de fundos do barracão de atividades culturais situado na rua Pedroso.