A São Paulo que você normalmente não vê
Bem-vindo! Este é um blog de fotografias sobre a cidade de São Paulo. Como tal, ele será desenvolvido em torno de fotos e não de textos. Como, porém, esta é a postagem de estreia, preciso me alongar a fim de apresentar a proposta deste novo espaço na VEJA SP. Aqui vão aparecer imagens de São […]
Bem-vindo! Este é um blog de fotografias sobre a cidade de São Paulo. Como tal, ele será desenvolvido em torno de fotos e não de textos. Como, porém, esta é a postagem de estreia, preciso me alongar a fim de apresentar a proposta deste novo espaço na VEJA SP.
Aqui vão aparecer imagens de São Paulo que nem sempre são facilmente reconhecíveis como tal. Muitas são de detalhes que fogem ao campo de visão limitado que todos nós exercitamos no nosso apressado caminhar cotidiano. É por isso que descrevi este blog como sendo de fotografias sobre a cidade, não da cidade. É o detalhe que faz toda a diferença.
Esta é a São Paulo que normalmente ninguém vê. Surpresas escondidas dentro umas das outras, como camadas de tempo e espaço materializadas pelo labor das sucessivas gerações paulistanas e suas intensas energias construtivas e destrutivas.
Para vislumbrar os segredos da metrópole, é necessária uma curiosidade peculiar, intimidade com as ruas e olhar em todas as direções. Não apenas a direção favorita do paulista, que é adiante, como lembra o nosso orgulhoso lema: Non ducor, duco! (Não sou conduzido, conduzo!)
O meu interesse em “caçar” esses temas já vem de muitos anos. Essa atividade se intensificou na última década, ao atuar em revistas e sites especializados, e culminou na criação de um grupo de estudos de fotografia para amadores, que merece menção porque é nele que, incidentalmente, nasce a maioria das imagens a ilustrar esta página.
Convido você a ter comigo o prazer de parar por um instante e olhar para cima, para baixo, para os cantos apertados e para os espaços vazios, e encontrar uma expressão visual de São Paulo que remete à sua universalidade cosmopolita e também às peculiaridades de sua história de 460 anos.
Fotos
Olhando para cima: esquina das ruas 24 de Maio e Dom José Gaspar.
Olhando para baixo: poço de ventilação da estação Brigadeiro do Metrô, sob a calçada da Avenida Paulista.