Tim Burton: relembre os melhores filmes do diretor
Aproveitando a estreia da exposição na Oca, selecionamos algumas das obras mais emblemáticas do cineasta
O cineasta Tim Burton, de 63 anos, voltou a chamar a atenção das pessoas nos últimos dias. E o motivo é especial: a Oca, no Parque Ibirapuera, realiza uma exposição sobre a arte de Burton até agosto. A mostra já recebeu centenas de pessoas em seus primeiros dias de exibição e mergulha na mente do artista.
+Em Doutor Estranho 2, Sam Raimi prova que Marvel e terror combinam
Aproveitando a estreia da exposição A Beleza Sombria dos Monstros: 13 Anos da Arte de Tim Burton, veja abaixo uma seleção dos melhores filmes dirigido por Tim Burton – que também é pintor e ilustrador.
EDWARD MÃOS DE TESOURA
Clássico absoluto da carreira de Burton, este adorável filme traz Johnny Depp e Winona Rider em papéis marcantes. A emocionante história acompanha Peg Boggs (Dianne Wiest), vendedora da Avon que acidentalmente descobre Edward (Depp), jovem que mora sozinho em um castelo no topo de uma montanha, criado por um inventor (Vincent Price). O jovem possui lâminas no lugar de suas mãos e isso o impede de poder se aproximar dos humanos.
FRANKENWEENIE
Tanto o curta-metragem de 1984 como o longa de 2012 são obras essenciais para qualquer fã de Tim Burton. A história é sobre Victor Frankenstein, garoto que perde seu cão Sparky num acidente de carro. Inconformado, Victor tenta trazer Sparky de volta à vida.
O ESTRANHO MUNDO DE JACK
Lançado às vésperas do Dia das Bruxas de 1993, esta animação surpreende por não ter sido dirigida por Burton (o feito é de Henry Selick). No entanto, a história é de sua autoria e todo o visual emana o estilo do artista. Na trama, Jack Skellington, morador da Cidade do Halloween, abre um portal para a Cidade do Natal.
OS FANTASMAS SE DIVERTEM
Repetir Beetlejuice três vezes não é uma boa ideia! Outro clássico, a narrativa apresenta um casal que morreu em um acidente (Alec Baldwin e Geena Davis). Eles se tornam fantasmas assombrando sua antiga casa, mas não querem fazer o mal. No entanto, um poltergeist desonesto chamado Betelgeuse (Michael Keaton) do mundo dos mortos tenta assustar os novos habitantes (Catherine O’Hara, Jeffrey Jones e Winona Ryder).
BATMAN
Um dos heróis mais queridos da cultura pop recebeu um filme assinado por Burton em uma época na qual pouco se falava sobre o personagem (antes de Batman, apenas a série de TV existia). Sua direção é precisa e apresenta personagens icônicos, como o Coringa – aqui, eternizado por Jack Nicholson.
BÔNUS: o curta Vincent, um dos primeiros trabalhos de Burton.