Imagem Blog

Filmes e Séries - Por Barbara Demerov

Aqui você encontra críticas, entrevistas e as principais novidades sobre o mundo do cinema e do streaming
Continua após publicidade

Tim Burton: relembre os melhores filmes do diretor

Aproveitando a estreia da exposição na Oca, selecionamos algumas das obras mais emblemáticas do cineasta

Por Barbara Demerov
10 Maio 2022, 19h49

O cineasta Tim Burton, de 63 anos, voltou a chamar a atenção das pessoas nos últimos dias. E o motivo é especial: a Oca, no Parque Ibirapuera, realiza uma exposição sobre a arte de Burton até agosto. A mostra já recebeu centenas de pessoas em seus primeiros dias de exibição e mergulha na mente do artista.

+Em Doutor Estranho 2, Sam Raimi prova que Marvel e terror combinam

Aproveitando a estreia da exposição A Beleza Sombria dos Monstros: 13 Anos da Arte de Tim Burton, veja abaixo uma seleção dos melhores filmes dirigido por Tim Burton – que também é pintor e ilustrador.

EDWARD MÃOS DE TESOURA

Edward corta os cabelos de uma mulher vestida de rosa ao ar livre
Edward Mãos de Tesoura (1990), de Tim Burton (Divulgação/Divulgação)

Clássico absoluto da carreira de Burton, este adorável filme traz Johnny Depp e Winona Rider em papéis marcantes. A emocionante história acompanha Peg Boggs (Dianne Wiest), vendedora da Avon que acidentalmente descobre Edward (Depp), jovem que mora sozinho em um castelo no topo de uma montanha, criado por um inventor (Vincent Price). O jovem possui lâminas no lugar de suas mãos e isso o impede de poder se aproximar dos humanos.

FRANKENWEENIE

Tanto o curta-metragem de 1984 como o longa de 2012 são obras essenciais para qualquer fã de Tim Burton. A história é sobre Victor Frankenstein, garoto que perde seu cão Sparky num acidente de carro. Inconformado, Victor tenta trazer Sparky de volta à vida. 

O ESTRANHO MUNDO DE JACK

O Estranho Mundo de Jack
O Estranho Mundo de Jack: clássico de Dia das Bruxas e Natal (Reprodução/Reprodução)

Lançado às vésperas do Dia das Bruxas de 1993, esta animação surpreende por não ter sido dirigida por Burton (o feito é de Henry Selick). No entanto, a história é de sua autoria e todo o visual emana o estilo do artista. Na trama, Jack Skellington, morador da Cidade do Halloween, abre um portal para a Cidade do Natal.

OS FANTASMAS SE DIVERTEM

os-fantasmas-se-divertem.jpeg
Os Fantasmas se Divertem (Divulgação/Divulgação)

Repetir Beetlejuice três vezes não é uma boa ideia! Outro clássico, a narrativa apresenta um casal que morreu em um acidente (Alec Baldwin e Geena Davis). Eles se tornam fantasmas assombrando sua antiga casa, mas não querem fazer o mal. No entanto, um poltergeist desonesto chamado Betelgeuse (Michael Keaton) do mundo dos mortos tenta assustar os novos habitantes (Catherine O’Hara, Jeffrey Jones e Winona Ryder).

BATMAN

Um dos heróis mais queridos da cultura pop recebeu um filme assinado por Burton em uma época na qual pouco se falava sobre o personagem (antes de Batman, apenas a série de TV existia). Sua direção é precisa e apresenta personagens icônicos, como o Coringa – aqui, eternizado por Jack Nicholson.

BÔNUS: o curta Vincent, um dos primeiros trabalhos de Burton.

Continua após a publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.