O sindicato dos atores de Hollywood, o Screen Actors Guild (SAG-AFTRA), aprovou um acordo provisório e encerrou a greve mais longa de toda a sua história — com a duração de 118 dias. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (8), com o retorno das atividades a partir de quinta (9).
+ JK Iguatemi lança primeira loja de ‘Stranger Things’ na América Latina
O comitê de negociação da entidade aprovou a proposta dos estúdios em votação unânime. Com isso, o texto segue para aprovação do conselho nacional do SAG-AFTRA nos Estados Unidos, que vai decidir na sexta-feira (10).
Os atores reivindicavam um aumento salarial pela exibição de filmes e séries em plataformas de streaming e protocolos mais rígidos sobre o uso de inteligência artificial para a reprodução digital da imagem nas produções — para que seja feito apenas perante consentimento ou remuneração.
Além de obterem proteção quanto ao uso da tecnologia, os profissionais conseguiram um aumento de 7% na remuneração mínima, segundo informações da revista Variety. A porcentagem é inédita e 2% superior à obtida pelo sindicato dos roteiristas, que encerrou em setembro a paralisação iniciada em maio.
+ Mostra SP: os vencedores da 47ª edição
Os detalhes completos do acordo devem ser divulgados na sexta-feira (10), após a votação do conselho nacional.