‘Nyad’ é drama de superação com a cara do Oscar
Longa conta com elenco estrelado e acompanha a trajetória da nadadora Diana Nyad
✪✪✪ Chegou aquela época do ano em que nos deparamos com diversos filmes cujas temáticas são de superação. Histórias que, não por coincidência, são a cara do Oscar ou outras premiações da temporada anual. Nyad, drama recém-chegado ao catálogo da Netflix, tem toda a estrutura para agradar críticos e espectadores que gostam de histórias que retratam um personagem que precisa ultrapassar inúmeros desafios.
+ Academia Brasileira divulga os filmes pré-selecionados ao Oscar 2024
Com direção de Elizabeth Chai Vasarhelyi e Jimmy Chin, o longa traz como protagonista a sempre ótima Annette Bening (Beleza Americana) como Diana Nyad, nadadora que, em 2013, realizou algo até então inimaginável: nadar de Havana, Cuba, até Key West, na Flórida. Ela tinha 64 na época e colecionava diversas tentativas frustradas até então.
A narrativa acompanha todas essas viagens a nado que foram interrompidas seja por animais aquáticos, exaustão ou questões climáticas. O fato de os diretores optarem por expor todas essas viagens de Nyad com sua equipe num barco ao lado faz com que a experiência seja bem aflitiva, pois é possível sentir (pelo menos um pouco) a dificuldade que a esportista passou para superar esse desafio que ela mesma criou.
+ Explosão de megashows: turnês internacionais quebram recordes em São Paulo
Ao lado de Annette, está a também talentosíssima Jodie Foster (O Silêncio dos Inocentes) como sua amiga e treinadora Bonnie Stoll. As atuações da dupla dão um peso a mais na trama, que por si só acaba sendo um tanto convencional – apesar de ser bem estruturada e focada nos fatos. Completam o elenco o ator Rhys Ifans (franquia Harry Potter).
Publicado em VEJA São Paulo de 17 de novembro de 2023, edição nº 2868