‘Mussum – O Filmis’: Ailton Graça em seu primeiro grande papel no cinema
Filme dirigido por Silvio Guindane estreia nos cinemas brasileiros em 2 de novembro
✪✪✪ Mussum – O Filmis foi um dos destaques do último Festival de Gramado, onde conquistou seis Kikitos (incluindo Melhor Filme pelo Júri Popular e Melhor Ator para Ailton Graça).
+Martin Scorsese segue provando que é um presente ainda tê-lo na ativa
No longa dirigido por Silvio Guindane (que também é ator, produtor e dramaturgo), que estreia em 2 de novembro nos cinemas, a vida do comediante Mussum é apresentada desde sua infância, quando ainda era conhecido como Antônio Carlos Bernardes Gomes. O longa também ganhou exibição especial na 47ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo.
Em seu primeiro papel de protagonista (ou “pretogonista”, como definiu em uma entrevista à Vejinha; confira na edição 2862), Graça está confortável e ainda mais carismático na pele do Trapalhão. Ele consegue trazer à tona diferentes nuances do personagem, que, fora a carreira na TV, também tinha como grandes paixões o samba e sua família.
A direção de Guindane é leve, ao mesmo tempo que não foge de passagens mais tensas (como a morte da mãe, Malvina). O período do filme que foca a criação do grupo cômico Os Trapalhões, com Didi, Dedé e Zacarias, não ganha toda a complexidade que tomou tantas manchetes dos anos 80 e 90, mas inclui polêmicas como a breve separação do quarteto.
Fato é que, quando juntos em tela, Mussum e seus colegas da ficção cativam quase que da mesma forma que os originais. A nostalgia toma conta em diversas cenas – especialmente em esquetes famosas que evocam o sentimento. Cacau Protásio, Yuri Marçal, Jeniffer Dias, Nando Cunha, Ângelo Fernandes e Luiza Rosa completam o talentoso elenco do longa.
Publicado em VEJA São Paulo de 27 de outubro de 2023, edição nº 2865