‘Holy Spider’: pré-indicado ao Oscar conta história real de serial killer
Em cartaz nos cinemas, filme chega à MUBI a partir de 10 de março

✪✪✪ Holy Spider, pré-indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 2023, é uma das estreias da semana nos cinemas e, além disso, chega com exclusividade à MUBI a partir de 10 de março.
+Tim Burton ganha mostra com 42 filmes no CCBB
O longa é dirigido pelo iraniano Ali Abbasi e a trama é extremamente desconfortável, uma vez que é baseada em fatos. Nela, a jornalista Rahimi (Zar Amir Ebrahimi) decide investigar a fundo os assassinatos de diversas prostitutas pelo “Assassino Aranha” na cidade de Mashhad, no Irã.
O criminoso acredita estar em uma missão divina para purificar a cidade de pecadores e não se preocupa com a mídia. Na verdade, ele, que é um pai de família, quer que todos tenham medo do que está fazendo e que a imprensa noticie os crimes. A produção assusta especialmente pelas cenas gráficas de violência contra a mulher — e elas não são poucas.
O diretor busca mostrar o impacto de tais atos, mas isso inevitavelmente causa uma sensação de angústia no público, tirando o foco da crítica sobre o caso. De todo modo, a atuação de Zar Amir é excelente.
Publicado em VEJA São Paulo de 25 de janeiro de 2023, edição nº 2825
+Assine a Vejinha a partir de 9,90.