Galvão Bueno: documentário obrigatório para qualquer fã está no Globoplay
Ao longo de 5 episódios, a personalidade excêntrica do locutor é destrinchada por meio de inúmeros depoimentos
✪✪✪✪ Galvão Bueno eternizou expressões até hoje presentes na memória coletiva do país. Até mesmo aqueles não nascidos na época conhecem o “É Tetra!”, da Copa do Mundo de 1994 pela seleção de futebol, e o “Ayrton, Ayrton, Ayrton Senna do Brasil”, que marcou cada vitória do piloto.
+Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2023: confira os indicados
A minissérie documental Galvão: Olha o Que Ele Fez, disponível no Globoplay, faz jus ao tamanho de seu personagem. Ao longo de cinco episódios, a personalidade excêntrica do locutor é destrinchada por meio de depoimentos do próprio, seus familiares, colegas jornalistas e atletas expressivos de diversas modalidades.
Além da obrigatória linha do tempo profissional, a obra ganha força ao explorar traços íntimos de seu homenageado, sem fugir de falar da culpa pela ausência durante a infância dos filhos, por exemplo, ou da luta constante contra a própria vaidade.
Os bastidores da transmissão da Copa do Catar, sua despedida da TV aberta, são outro destaque – além dos momentos onde Galvão revisita locais que fazem parte da história do esporte brasileiro, como o estádio onde o Brasil venceu o pentacampeonato de futebol, em 2002, e o circuito onde Senna ganhou seu primeiro título de Fórmula 1, ambos no Japão.
Há espaço ainda para flagrantes de broncas na equipe da TV Globo e para abordar as polêmicas com Nelson Piquet, Neymar e Felipão, que se recusaram a gravar entrevistas.
Publicado em VEJA São Paulo de 28 de junho de 2023, edição nº 2847