5 filmes imperdíveis de Pedro Almodóvar na Netflix
Cineasta espanhol possui uma vasta carreira no cinema; relembre algumas de suas obras mais marcantes disponíveis no streaming
Pedro Almodóvar, celebrado autor e diretor espanhol de 72 anos, teve boa parte de seus filmes incluídos recentemente no catálogo da Netflix, aproveitando o lançamento de sua obra mais recente na plataforma: o ótimo drama Mães Paralelas, indicado ao Oscar 2022.
+Alain Delon: conheça a vida e obra do ator que optou pela eutanásia
Se você gostaria de (re)visitar longas marcantes de diferentes fases de sua trajetória, ou se aprofundar no trabalho do cineasta conhecido pelas cores fortes e tramas melodramáticas, aqui está uma seleção especial:
Maus Hábitos (1983)
Ainda em começo de carreira, Almodóvar chamou a atenção do mundo cinematográfico com essa comédia dramática escrachada e repleta de polêmica. Na trama, uma cantora de boate perseguida pela polícia busca refúgio num convento. O local se revela mais perigoso que o mundo exterior, com direito a um tigre de estimação e o comando de uma rígida madre superiora lésbica e viciada em drogas.
Mulheres à Beira de Um Ataque de Nervos (1988)
O universo feminino é até hoje uma fonte de inspiração inesgotável para o diretor e roteirista. Neste que é um de seus filmes mais celebrados, ele foca nos desencontros amorosos de um grupo de mulheres, que levam seus sentimentos até as últimas consequências. Carmen Maura e Antonio Banderas, dois colaboradores habituais de Almodóvar, estão no elenco.
Carne Trêmula (1997)
Flertando com o suspense, o filme traz Javier Bardem como um ex-policial que fica paraplégico após tentar apartar uma briga entre uma mulher e o homem obcecado por ela. Após a ocorrência, tal homem vai preso e o personagem de Bardem casa-se com a mulher. Porém, o criminoso sai da cadeia em busca de vingança e ameaça a felicidade do casal.
+Jada Smith se pronuncia após tapa de Will Smith em Chris Rock
Fale Com Ela (2002)
Caso fosse lançado hoje, este longa vencedor do Oscar de melhor roteiro original provavelmente seria recebido com muita polêmica. Afinal, a história de um médico que se apaixona por uma mulher em coma pode ser encarada como o retrato de um terrível abusador, embora o filme não faça juízo de valor. Mesmo com o incômodo, vale assistir e tirar sua própria conclusão. Bônus: o cantor brasileiro Caetano Veloso aparece numa cena, com uma interpretação belíssima da canção tradicional espanhola ‘Cucurrucucú Paloma’.
Volver (2006)
A parceria de Almodóvar com Penélope Cruz tem seu ponto alto aqui. A atriz interpreta Raimunda, mulher que, ao lado da irmã, retorna à casa da família após a morte trágica dos pais. Lá, descobre uma série de segredos e fantasmas do passado.