10 filmes sobre amadurecimento para ver e rever
De Os Incompreendidos a Quase 18, há opções para todos os gostos disponíveis no streaming
A fase da adolescência e os inúmeros aprendizados que essa época da vida traz consigo sempre fizeram sucesso no cinema, inspirando histórias marcantes e com traços reais.
Abaixo, confira uma lista com diversos títulos que possuem o mesmo gênero: o chamado Coming of Age, que foca diretamente no crescimento de um ou mais personagens.
+ Os Olhos de Tammy Faye: conheça a história real por trás do filme
Juno
Vencedor da categoria de Melhor Roteiro Original no Oscar em 2008, esta é uma comédia apaixonante sobre uma jovem de 16 anos que engravida de seu amigo. Quando decide procurar um casal apto para criar seu filho, Juno aprende muitas coisas sobre maturidade e a vida como um todo. No Amazon Prime Video.
Quase 18
Estrelando Hailee Steinfeld, a história foca um período conturbado para Nadine, quando sua melhor (e única) amiga começa a namorar seu irmão e ela se encontra mais sozinha do que nunca. Leia a crítica. Na Netflix.
Conta Comigo
Baseado em um romance de Stephen King, essa história não possui nada de terror. Um escritor relembra um acontecimento bem marcante na sua vida quando tinha apenas 12 anos: ele e seus três amigos saem para procurar um jovem que estava desaparecido na mata há dias, mas o que começa como uma pequena aventura acaba se tornando uma verdadeira lição de autoconhecimento e crescimento. No Star+.
Boyhood
Por mais que o diretor Richard Linklater tenha passado 12 anos filmando o longa, essa não é uma daquelas grandes produções de Hollywood. Mantendo seu estilo simples, Linkater segue a vida do garoto Mason (Ellar Coltrane) dos 6 aos 18 anos, até chegar à faculdade. Ao longo do tempo, situações triviais são documentadas: a infância, a relação com os pais, o primeiro amor, os amigos e tantas outras descobertas. No Star+.
+007: 24 filmes da franquia estão disponíveis no Amazon Prime Video
Os Incompreendidos
François Truffaut foi um dos grandes diretores franceses e também um dos precursores da Nouvelle Vague. Ao dirigir Os Incompreendidos, Truffaut criou seu próprio alter-ego nas telonas: Antoine Doinel, que acabou sendo protagonista de mais quatro filmes sobre sua vida, até a fase adulta. O primeiro filme foca a infância de Antoine e no início da adolescência, época demarcada pela ausência dos pais, rebeldia no colégio e tardes furtivas dentro do cinema. É um retrato cru sobre a necessidade de amadurecer cedo demais. No Globoplay.
A Mentira
No maior estilo Meninas Malvadas + John Hughes, A Mentira faz referências ao romance A Letra Escarlate e traz uma história cheia de personalidade e complexidade sobre adolescência, fofocas e hipocrisia. Isso sem deixar de lado a crítica sobre fanatismo religioso – tudo bem amarrado dentro de um roteiro leve e que prende a atenção em poucos minutos. Na HBO Max.
+Will Smith é banido do Oscar por 10 anos
Educação
Carrie Mulligan estrela este singelo longa inglês sobre uma jovem que não vê a hora de sua vida adulta chegar. Ao se envolver com um homem mais velho, se abre para um novo mundo cheio de descobertas. Sua idealização da vida adulta, contudo, pode não ser tudo o que ela esperava. Disponível para aluguel no YouTube.
Quase Famosos
Cameron Crowe se baseou nas próprias vivências da adolescência ao contar a história de William, que quer ser jornalista e é apaixonado por música. Para seguir seu sonho, ele sai em turnê junto de sua banda favorita, Stillwater, para escrever um artigo na Rolling Stone. É um retrato do rock nos anos 70 e daquelas experiências inusitadas que também podem marcar uma vida por completo. No Star+.
As Vantagens De Ser Invisível
Um filme feel good com boas doses de drama. Stephen Chbosky adaptou seu próprio livro para as telas e não decepciona. Charlie, o protagonista, é um garoto de 15 anos que se recupera de depressão. Ele perdeu seu amigo por suicídio e entra no colegial ao mesmo tempo. Ele faz novas amizades e, com elas, aprende o significado de amor. Na Netflix e HBO Max.
Clube dos Cinco
Considerada por muitos a obra definitiva do cineasta John Hughes – e um dos coming of age mais originais e marcantes de todos os tempos. Quando um grupo de jovens é obrigado a ficar na escola durante um sábado de detenção, as diferentes personalidades de cada personagem faz com que visões de mundo sejam transformadas. No Star+.