Festival Internacional de Mulheres no Cinema acontece em novembro
É a 3ª edição do evento que valoriza as produções nacionais e estrangeiras feitas por diversas cineastas
De acordo com uma pesquisa da Ancine, menos de 20% dos longas-metragens brasileiros exibidos nos cinemas entre 2018 e 2021 tiveram exclusivamente mulheres na direção. É pensando nesse recorte que o FIM – Festival Internacional de Mulheres no Cinema foi criado.
+Por dentro do Museu do Oscar, em Los Angeles
Sua 3ª edição, que começou na última quinta (23) e vai até o dia 29 de novembro, apresenta mais de 30 filmes de diferentes países e estados brasileiros, com sessões presenciais no CineSesc e também na plataforma Itaú Cultural Play, que exibe gratuitamente a mostra inédita Mulheres que Norteiam, apenas com realizadoras do Norte do país. Essa programação específica, que é on-line, vai até o dia 8 de dezembro.
Outra parte do festival enaltece a obra de diretoras brasileiras com 60 anos ou mais, pela primeira vez em caráter competitivo. Na seleção, estão filmes recentes de diretoras como Emilia da Silveira, Stella Oswaldo Cruz Penido e Lucia Murat.
Já na Mostra Brasileira, estão títulos como Incompatível com a Vida, de Eliza Capai, Iracemas, de Tuca Siqueira, e Nada Será Como Antes – A Música do Clube da Esquina, de Ana Rieper. A Mostra Internacional também ganha força com obras de cineastas como Kattia G. Zúñiga, Rosine Mbakan e Charlotte Gainsbourg (que também é atriz).
Haverá, ainda, uma homenagem à Helena Ignez, atriz e cineasta de 81 anos que movimenta o cinema brasileiro há décadas.
Os ingressos para as sessões no CineSesc serão vendidos apenas na bilheteria, a R$ 24 (inteira) e R$ 12 (meia e credencial plena). fimcine.com.br.
Publicado em VEJA São Paulo de 24 de novembro de 2023, edição nº 2869