‘Dahmer’ vai além do serial killer e aborda a dor das famílias de vítimas
Evan Peters encarna o notório assassino Jeffrey Dahmer em série da Netflix
✪✪✪ Entre 1978 e 1991, Jeffrey Dahmer tirou a vida de dezessete inocentes. Dahmer: um Canibal Americano narra todos os desdobramentos do extenso caso e está disponível na Netflix, permanecendo no Top 10 de séries há dias.
+Obsessão por produções sobre serial killers: será que passamos do limite?
Isso não é uma eventualidade: o gênero de true crime fascina tanto as pessoas a ponto de mais e mais produções serem lançadas anualmente, sejam elas obras de ficção ou documentários. O motivo exato varia, mas quando a mente humana é o foco, a curiosidade vem com tudo.
Ryan Murphy produz a temporada de dez episódios e expõe esses crimes inescrupulosos, centrados em pessoas negras e suas comunidades impactadas pelo racismo e por falhas institucionais da polícia. Tudo isso permitiu que um dos assassinos em série mais notórios da América continuasse na ativa por mais de uma década.
Pelo fato de dar mais atenção às vítimas e a outras pessoas que, infelizmente, acompanharam tudo de perto, a série vai bem além de apenas narrar mais uma história sobre a mente do culpado. A vizinha de Dahmer, por exemplo, que sofria com o odor fétido que vinha do apartamento ao lado e chamava a polícia várias vezes, é uma das figuras que mais chama atenção.
O pai do assassino também, marcado por uma ótima atuação de Richard Jenkins. É revoltante acompanhar os episódios que escancaram as injustiças sofridas pela população negra. Sendo assim, é praticamente impossível maratonar os capítulos de uma só vez.
+Assine a Vejinha a partir de 9,90.
Publicado em VEJA São Paulo de 5 de setembro de 2022, edição nº 2809