Nerdice em alta: CCXP se prepara para sua 10ª edição
Um dos maiores eventos da cultura pop no mundo retorna em um ano atípico, marcado pela recém-encerrada greve dos atores em Hollywood
Já se completa uma década de Comic Con Experience (CCXP) no Brasil. A cada edição, sempre há um feito a ser desbloqueado pelos realizadores (a do ano passado bateu seu próprio recorde de 2019 ao receber mais de 280 000 pessoas no São Paulo Expo), e agora o cenário não é diferente.
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O festival de cultura pop, que acontece de 30 de novembro a 3 de dezembro, lidou com incertezas por exatos 118 dias com a greve dos atores de Hollywood — as estrelas são o chamariz para os painéis que ocorrem em um grande auditório, muitas vezes com conteúdos exclusivos.
Por sorte, a greve foi encerrada em 9 de novembro, em tempo de algumas confirmações de última hora. Sendo assim, o clima deve ser de normalidade. A CCXP receberá, entre ativações de estandes e outras atividades, astros como Kurt Russell, Xuxa e Zack Snyder. Ainda há ingressos para quinta, sexta e domingo.
Um papo com Roberto Fabri, VP de conteúdo e marca da CCXP
Planejar a CCXP em um ano de greve dos atores fez desta edição a mais desafiadora até aqui?
Não digo que é a mais porque tivemos a pandemia, mas este ano também foi bem difícil. A greve foi algo que fugiu do nosso controle. Fiquei em contato com os estúdios o tempo inteiro, negociando e mantendo a chama acesa. Eles continuaram acreditando que a greve iria acabar, mas isso não dependia de nós nem deles. Tivemos uma série de painéis que caíram e voltaram só agora. Recebi ligações trinta minutos após o anúncio do fim da greve. Agora, estamos bem animados e até o clima mudou.
O streaming está em maior número, seja em estandes ou painéis?
Este será o primeiro ano em que teremos mais espaços físicos e ativações de marca de streaming do que de grandes estúdios de cinema. Tem streaming que participará do evento pela primeira vez, como é o caso do AppleTV+.
O audiovisual nacional terá mais espaço na programação da CCXP?
Ele sempre teve uma importância muito grande para nós. Além do painel sobre o filme dos Mamonas Assassinas, nós vamos reviver várias histórias com a Xuxa, que é a nossa grande homenageada do ano. O cinema e as séries nacionais estão mais fortes do que nunca, especialmente por conta do streaming, que está investindo em produções de alta qualidade.
Vocês esperam bater algum recorde em 2023? No ano passado, a CCXP bateu o próprio recorde de público.
E nós devemos bater novamente. Esperamos receber, no mínimo, 285 000 pessoas. No ano passado, o evento aconteceu junto com a Copa do Mundo e acabamos perdendo um pouco de público durante o jogo do Brasil, que caiu em uma sexta-feira.
Por que os estúdios e streamings de outros países passaram a valorizar tanto a CCXP?
Eu fiz essa pergunta para diferentes empresas. E a resposta é interessante: o primeiro motivo é o público brasileiro. O calor que acontece nos painéis gera alcance e, então, o resultado global que eles esperam. O segundo motivo é a estrutura e a tecnologia que fornecemos para a execução de grandes apresentações.
Comic Con Experience 2023. Onde: São Paulo Expo, Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km. Quando: de 30 de novembro a 3 de dezembro. Ingressos (3º lote): de R$ 180,00 a R$ 3 500,00. ccxp.com.br.
Publicado em VEJA São Paulo de 24 de novembro de 2023, edição nº 2869