‘Ataque ao Capitólio’ documenta a invasão completa em Washington
Documentário da HBO Max narra o que houve no fatídico 6 de janeiro de 2021, após a derrota do então presidente Donald Trump
✪✪✪ O dia 6 de janeiro nunca mais foi o mesmo desde o que ocorreu em 2021, em Washington, no Capitólio dos Estados Unidos. Em tempos intensos na área política (que vão além do Brasil), cabe ao cinema capturar momentos-chave que evidenciam as atitudes drásticas que as pessoas podem tomar a favor de um político — por mais que essas atitudes possam ser qualificadas como crime.
+Netflix revela como vai bloquear compartilhamento de contas
O Ataque ao Capitólio, documentário da HBO MAX, narra o que houve na fatídica data após a derrota do então presidente Donald Trump. Produzido e dirigido por Jules Naudet e Gédéon Naudet, as cenas são estarrecedoras e, infelizmente, remetem ao que ocorreu no Palácio do Planalto no último 8 de janeiro.
No entanto, o que vemos nos EUA é ainda mais impactante, pois pessoas morreram (partidários de Trump e policiais) após muita violência física. A longa duração — são duas horas e meia de cenas gráficas e depoimentos de políticos e policiais — reforça quão grave foi o ataque, assim como a facilidade com a qual os invasores conseguiram entrar em uma área que, em tese, era para ser uma das mais seguras do mundo. Como documento histórico, é um filme relevante.
Publicado em VEJA São Paulo de 8 de fevereiro de 2023, edição nº 2827
+Assine a Vejinha a partir de 9,90.