Imagem Blog

A Tal Felicidade

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Saúde, bem estar e alegria para os paulistanos
Continua após publicidade

Como ter uma rotina criativa e gerenciar melhor seu tempo

É possível melhorar sua relação com horários, listas de tarefas e buscar fazer o que é essencial

Por Larissa Rodrigues, em depoimento a Helena Galante
24 jun 2022, 06h00
Desenho de folhas se desprendendo de uma árvore e voando, como pássaros. Fundo rosa e desenho em branco.
Folhas de árvore ao vento (GETTYIMAGES/PHILIPP IGUMNOV/Divulgação)
Continua após publicidade

Crescemos ouvindo inúmeros conselhos sobre disciplina, foco e determinação. Seja na escola, na faculdade ou no trabalho. Todos os caminhos nos direcionam a uma rotina funcional e cercada de horários, compromissos e atividades que, nem sempre, foram decididos por nós.

Criamos uma relação complicada com a palavra “rotina”, como se a mesma tivesse, por dever, de ser engessada e rigorosa. O tempo inteiro estamos buscando MAIS, seja aprender mais, executar mais, encontrar mais tempo e, por fim, acumular excessos. Pouco se fala em fazer menos, ter tempo livre e incluir pausas. E devido a essa produtividade tóxica nos sentimos reprimidos e incapazes de criar uma rotina com significado e funcional para nossa realidade.

+ Novas prioridades

A rotina criativa, diferentemente de uma rotina cheia de horários, regras, compromissos e métodos, funciona com a mesma composição: compromissos + atividades + hábitos. Mas também inclui: tempo de qualidade, pausas e autocuidado. A ideia é melhorar sua relação com horários, listas de tarefas e buscar fazer o que é essencial, evitando a sobrecarga e mantendo a constância. Para continuar essa conversa, trago uma máxima da rotina criativa:

ROTINA NÃO TEM A VER COM HORÁRIOS E SIM COM SEQUÊNCIA.

Como assim? Horários são necessários para compromissos datados, tais como: início do expediente, reuniões, consultas, escola do filho, e por aí vai. Mas nem sempre é necessário se prender aos horários para tudo.

Claro que, se você tem uma rotina mais justa, seguir os horários é indispensável. Mas caso você seja do time de pessoas que quando estipulam um horário não gostam de alterar por nada, ele pode se tornar um problemão.

Continua após a publicidade

Um exemplo clássico são as horas marcadas para exercício físico. Muitas pessoas se prendem a um horário mesmo tendo tempo livre em outros momentos, e, quando ocorre um imprevisto, se frustram e deixam de cumprir o planejamento.

Caso tenha mais tempo livre, considere no seu planejamento realizar alguns hábitos em horários variados quando necessário. Hábitos de autocuidado principalmente: ioga, meditação, leitura, escrita, treinos.

+ Terceirizar nossas angústias não é um bom negócio

Na comunidade Hábitos que Mudam, recebemos com certa frequência relatos sobre a dificuldade em seguir horários e executar atividades, o que nos faz sentir frustração. O que gera esse sentimento é o fato de lotarmos listas de tarefas sem considerar pausas, momentos de desconexão e imprevistos.

A rotina criativa o instrui a estipular três prioridades para o dia e a partir da execução delas incluir outras. Desse modo, evitamos a exaustão e avaliamos melhor o que cabe de fato no tempo que nos resta. Incluindo pelo menos duas a três pausas durante o dia de trabalho. Seja para se alongar, preparar um café ou apenas circular pelo ambiente.

Continua após a publicidade

Para aproveitar melhor o planejamento e evitar a frustração use a técnica da “Caixa de entrada”, criada por David Allen, do Método GTD. O objetivo é reunir todas as tarefas que deseja cumprir durante a semana, seja no âmbito pessoal, seja no profissional.

O intuito é esvaziar sua mente e evitar o esquecimento. Para isso, tenha um bloco de papel ou digital e anote semanalmente as tarefas que forem surgindo. Depois disso, passe para o seu planejamento avaliando a urgência e a disponibilidade da sua agenda.

+ A sabedoria de plantar e colher o melhor dos signos

Dez dicas para aproveitar o seu tempo livre e viver uma rotina criativa

1 – Incluir tempo para possíveis imprevistos entre um compromisso e outro.

2 – Criar um planejamento eficaz que aproveite seu tempo disponível em vez de levá-lo à exaustão.

Continua após a publicidade

3 – Mapear sua rotina para descobrir como gerenciar melhor atividades e tempo.

4 – Incluir pausas durante seu dia para reorganizar a mente.

5 – Incluir autocuidado e hobbies.

6 – Evitar os excessos e a crença de que mais é melhor.

7 – Manter uma revisão semanal.

Continua após a publicidade

8 – Lembrar-se de que apenas o que precisa de horário necessita ter.

9 – Permitir-se variar, alterar e realizar hábitos e atividades em diferentes momentos, aproveitando seu espaço livre.

10 – Entender que criatividade vem de criar, portanto você pode criar a realidade que busca.

Larissa aparece com os dois braços apoiados em uma mesa e sorrindo, com a mão esquerda encostado no rosto
Larissa Rodrigues é publicitária, criadora de conteúdo, facilitadora de rotinas, mãe. À frente da comunidade @habitosquemudam, é autora do livro Rotina Criativa e Hábitos que Mudam (Ed.Record).Acredita que com propósito, criatividade e planejamento afetivo é possível encontrar a melhor forma de realizar o que deseja e tirar projetos do papel. (Arquivo Pessoal/Divulgação)

A curadoria dos autores convidados para esta seção é feita por Helena Galante. Para sugerir um tema ou autor, escreva para hgalante@abril.com.br

Continua após a publicidade

+Assine a Vejinha a partir de 12,90. 

Publicado em VEJA São Paulo de 29 de junho de 2022, edição nº 2795

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.