Imagem Blog

Corrida Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Marcos Paulo Reis
Dicas sobre corridas para praticantes do esporte, por Marcos Paulo Reis.
Continua após publicidade

Os verdadeiros ídolos do esporte

Para mim e para quem conhece e vive a essência do esporte, os verdadeiros ídolos estão nas olimpíadas – e merecem reconhecimento e respeito. Os atletas de alto rendimento passam por ciclos de treinamento. A gente pode não ver, mas diariamente eles treinam, se dedicam muito, abrem mão de vida familiar e social, vão à […]

Por Gabriel Bentley
Atualizado em 26 fev 2017, 10h42 - Publicado em 18 ago 2016, 18h07


Tocha_William Lucas

Para mim e para quem conhece e vive a essência do esporte, os verdadeiros ídolos estão nas olimpíadas – e merecem reconhecimento e respeito. Os atletas de alto rendimento passam por ciclos de treinamento. A gente pode não ver, mas diariamente eles treinam, se dedicam muito, abrem mão de vida familiar e social, vão à exaustão, caem e se levantam, para estar no maior evento esportivo do mundo.

Ninguém sabe o que acontece nos centros de treinamento durante quatro anos. Mas com certeza não é colônia de férias. Não foi ontem que começaram e não devem ser julgados pelo desempenho que apresentam, sob pressão, diante de milhões de expectadores do mundo todo.

Torço para que a Olimpíada no Rio dê certo: relato de um treinador que já foi duas vezes ao evento

Tem gente que desiste na primeira corrida. Tem gente que faz uma maratona e diz que isso não é para ele. Tem gente que torna qualquer coisa um grande problema. Então, antes de julgar e condenar os outros, seria bom olhar para seu próprio comportamento. A pressão pela qual os atletas passam, é muito diferente daquela que temos no dia a dia, quando somos cobrados por metas no trabalho, por exemplo.

Continua após a publicidade

Falar de “projeto verão” no inverno? Sim!

A crítica faz parte da vida. Mas em se tratando de esporte de alto rendimento, pouquíssimas pessoas têm autoridade para criticar o desempenho de nossos atletas. Ou porque não sabem o que é acordar cedo e treinar, treinar e treinar ou porque não conhecem a modalidade em profundidade. Falar é fácil. Quero ver ir lá fazer.

Então, antes de cobrar medalhas, de analisar negativamente o desempenho dos atletas, como “especialistas” nas redes sociais, pense nisso. No pódio ou fora dele – seja em que posição for – os atletas merecem respeito.

Milhares de seguidores na internet não fazem do indivíduo um ídolo. A pessoa pode ser boa de imagem, de ações, de comunicação, mas daí a se ser um ídolo, um exemplo a ser seguido, tem uma grande diferença. Aproveite a Olimpíada para se inspirar nos verdadeiros heróis nacionais!

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.